Arapiraca

[Vídeo] Moradores de condomínio fechado de Arapiraca denunciam Equatorial por fiscalização irregular durante a madrugada

A concessionária já foi multada anteriormente em R$600 mil pela prática

Por 7Segundos 15/04/2023 08h08 - Atualizado em 15/04/2023 12h12
[Vídeo] Moradores de condomínio fechado de Arapiraca denunciam Equatorial por fiscalização irregular durante a madrugada
Moradores de condomínio fechado de Arapiraca denunciam Equatorial por fiscalização irregular durante a madrugada - Foto: Reprodução

Mais uma vez as fiscalizações noturnas da Equatorial Alagoas, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado, foram alvos de denúncia em Arapiraca.

Moradores do condomínio Araville, localizado no bairro Canafístula, informaram que, durante a madrugada do dia 12 e abril, uma equipe técnica da empresa percorreu as ruas do condomínio, mexendo nos contadores sem a presença dos moradores.

Em vídeos de câmeras de segurança, disponibilizados pelos próprios moradores, é possível ver que a ação teve início por volta das 3h40 da madrugada e durou até o amanhecer. Confira:

Em contato com o síndico do condomínio, o advogado Rousseau Omena, o Portal 7Segundos foi informado de que os trabalhadores da Equatorial chegaram a ameaçar o porteiro, caso fossem impedidos de entrar no condomínio.

"Nem a polícia pode entrar no domicílio de quem quiser, salvo flagrante delito ou para salvar a vida de alguém. Nem com mandado judicial, pode entrar durante a madrugada, tem que esperar o amanhecer do dia. Essa ação acordou todo mundo do condomínio, causando incômodo e assustando os moradores", explicou o síndico.

A concessionária de energia já foi multada anteriormente em R$600 mil devido à pratica semelhante a realizada no condomínio Araville.

O Procon de Arapiraca entendeu como irregulares as fiscalizações realizadas durante a madrugada sem a presença do consumidor.

Na ocasião, a Equatorial Alagoas encaminhou nota ao Portal 7Segundos informando que as fiscalizações noturnas eram realizadas com o objetivo de identificar possíveis irregularidades que não eram identificadas durante o dia, em razão do modus operandi de desvio praticado por alguns consumidores.

A equatorial entrou em contato com o Portal 7Segundos e recebeu a seguinte nota em resposta:

Nota de esclarecimento:

Em resposta à matéria veiculada, sobre o registro feito por moradores do condomínio Araville, localizado no bairro Canafístula, a Equatorial Alagoas ressalta, que a verificação periódica dos medidores de energia elétrica, instalados nas unidades são efetuadas segundo critérios estabelecidos no Regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), independente do horário em que a atividade é realizada.

Vale destacar ainda, que durante as inspeções as equipes de campo não realizam a abordagem aos consumidores sendo apenas uma verificação do funcionamento dos equipamentos de propriedade da concessionária.

A Equatorial reforça ainda, que as atividades de inspeção são feitas de forma rotineira em dias de semana e final de semana, não só apenas no período diurno como também no período noturno, cujo principal objetivo é, além de garantir a segurança dos equipamentos, constatar irregularidades que durante o dia não são possíveis de serem identificadas, em razão do modus operandi de desvio de energia praticado por alguns consumidores.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas