Cultura

Troféu Mestre Duda: Arapiraca premia destaques da cultura em 2022

Homenagem contemplou 15 categorias ao todo; cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (13)

Por Assessoria 15/04/2023 10h10
Troféu Mestre Duda: Arapiraca premia destaques da cultura em 2022
Prêmio reconhece os fazedores de Cultura do município - Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

Após uma votação popular on-line que mobilizou quase 2 mil arapiraquenses, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude e Secretaria Municipal de Gestão, premiou na noite desta quinta-feira (13) os destaques da Cultura no município em 2022. O evento ocorreu no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca.

A homenagem da gestão municipal teve o objeto de reconhecer os fazedores da Cultura no município e, além disso, também auxiliou no levantamento desse público, tendo em vista que a primeira etapa da da votação ocorreu por livre indicação do público. A partir daí, os três mais mencionados na votação aberta foram selecionados para a 2ª etapa e apenas um saiu vencedor.

“Participar da execução desse projeto foi muito prazeroso. Conhecer os artistas de Arapiraca nos diversos segmentos foi encantador. Acompanhar a votação dos mais indicados foi emocionante. Quero parabenizar a todos os artistas arapiraquenses. E enfatizar que o artista é um profissional tão importante como qualquer outra profissão , é preciso ter talento e persistência para seguir este caminho tão lindo e encantador. Parabéns por fazer a diferença nossa cidade”, disse a coordenadora de Projetos Públicos, Ivana Carla.

Para o superintendente de Cultura, José Wilson, o evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca mantém em evidência quem tanto contribui com o segmento em Arapiraca. “Foi um grande momento para cultura arapiraquense. Reconhecer os destaques do ano 2022, que como grandes guerreiros não deixam as tradições morrer, mantendo viva sempre a chama da cultura. Viva a nossa Cultura”, ressaltou Wilson.

A homenagem a José de Magalhães Silva, o Mestre Duda, falecido em 2016, se dá porque ele foi um dos principais responsáveis por preservar e difundir a tradição do Reisado na cidade, uma manifestação popular que remonta ao período colonial e que é celebrada em diversas regiões do país.

Ao todo, foram premiados 15 artistas ou representantes de grupos e instituições culturais das seguintes categorias:

Espaço Cultural
Grupo Cultural
Audiovisual e/ou Mídia Alternativa
Publicidade e/ou Mídia Cultural
Cantora ou Cantora
Escritor ou Escritora
Artes Visuais e/ou Plásticas
Entidade Cultural, ONGs ou Associação Cultural
Mestre da Cultura Popular
Cultura Nerd
Protagonismo Jovem
Artes Cênicas
Artesão ou Artesã
Cultura Popular
Manifestações Afro

Confira a lista de vencedores aqui.