Educação

Municípios alagoanos adotam medidas para prevenir ataques a instituições públicas de ensino

As iniciativas se deram após os recentes ataques a escolas e creches em outros estados

Por 7Segundos 16/04/2023 07h07 - Atualizado em 16/04/2023 07h07
Municípios alagoanos adotam medidas para prevenir ataques a instituições públicas de ensino
Polícia Civil inicia ciclo de palestras para orientar comunidade escolar sobre “ameaças” - Foto: Assessoria

Segurança nas escolas foi tema recorrente nos noticiários brasileiros nas últimas semanas. O tema gerou revolta e preocupação, principalmente para pais e responsáveis de crianças e adolescentes.

Municípios de Alagoas e o Governo do Estado têm se mobilizado para aumentar a segurança nas instituições de ensino da região, especialmente após dois casos recentes de ataques a escolas e creches em outros estados do Brasil.

O Governo de Alagoas anunciou a criação de um núcleo de inteligência de segurança escolar, que terá a função de monitorar e prevenir possíveis ameaças às instituições de ensino. 

O governador Paulo Dantas anunciou a medida através das redes sociais. Segundo ele, entre as iniciativas está a criação de um Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar e o reforço na Ronda Escolar.

A cidade de Arapiraca também está tomando medidas para aumentar a segurança nas escolas, com a criação de um protocolo de segurança e o reforço do número de vigilantes nas instituições. Em Palmeira dos Índios, foi aprovada uma lei que determina a implantação de um sistema de segurança nas escolas municipais.

Outros municípios alagoanos também tem anunciado, de forma genérica, medidas de segurança nas instituições públicas de ensino, entretanto sem dar detalhes sobre quais medidas são essas e como serão implantadas.

As ações dos municípios são uma resposta a casos recentes de ataques a escolas e creches em outras regiões do país. Um dos casos aconteceu em São Paulo, quando um adolescente de 13 anos esfaqueou uma professora de 71 anos e feriu outras três professoras e dois alunos na Escola Estadual Thomazia Montoro. Outro caso, mais recente, aconteceu em Blumenau-SC, onde um homem invadiu a Creche Cantinho Bom e matou quatro crianças com idades entre quatro e sete anos.

A segurança nas instituições de ensino é fundamental para garantir a proteção das crianças e adolescentes e a tranquilidade das famílias. Por isso, as medidas anunciadas pelos municípios e pelo governo do estado de Alagoas são importantes para prevenir possíveis ataques e garantir um ambiente seguro para o aprendizado.

Com forma de orientar a comunidade escolar sobre o tema, a Polícia Civil de Alagoas deu início a um ciclo de palestras. O objetivo é tranquilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a criação de perfis falsos em redes sociais com ameaças a alunos e profissionais das unidades de ensino de Alagoas.

Nessas palestras, estão sendo abordados temas como a importância da responsabilidade e respeito nas redes sociais, além das consequências criminais para aqueles que criam perfis falsos e fazem ameaças virtuais.

Com forma de orientar a comunidade escolar sobre o tema, as Forças de Segurança Pública de Alagoas, como Polícia Civil e Militar, deram início a ações e visitas a escolas em todo o estado.

A PC/AL deu início a um ciclo de palestras. O objetivo é tranquilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a criação de perfis falsos em redes sociais com ameaças a alunos e profissionais das unidades de ensino de Alagoas.

Nessas palestras, estão sendo abordados temas como a importância da responsabilidade e respeito nas redes sociais, além das consequências criminais para aqueles que criam perfis falsos e fazem ameaças virtuais.