Saúde

[Vídeo] Cerca de 500 pessoas precisaram de atendimento após picada de escorpião desde janeiro

Risco é maior para crianças, idosos e pessoas com comorbidades

Por 7Segundos 17/04/2023 08h08 - Atualizado em 17/04/2023 10h10
[Vídeo] Cerca de 500 pessoas precisaram de atendimento após picada de escorpião desde janeiro
Escorpião amarelo é o mais comum na região Agreste de Alagoas - Foto: Arquivo

Com hábito noturno o escorpião representa um risco de morte, principalmente em crianças e idosos. O alerta é do diretor do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), dr. Vanderly Oliveira.

De janeiro até este mês de abril, cerca de 500 pessoas deram entrada no hospital picadas pelo escorpião amarelo. O mais comum em nossa região. O escorpião se esconde em lixo e entulhos deixados em quintais e terrenos baldios e representa um perigo para a população.

O diretor do HEA afirmou ao Portal 7 Segundos que as pessoas precisam redobrar os cuidados em casa, principalmente ao calçar sapatos, ao vestir as roupas e ao se deitar na cama verificar os lençóis.

"São lugares preferidos por estes animais peçonhentos e ele ataca pela sua própria defesa e acaba picando a pessoa, que deve procurar uma unidade hospitalar, que poderá ser o Hospital de Emergência ou a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA de Arapiraca", disse o diretor do HEA, Vanderly Oliveira.

O médico explicou que ao levar uma picada de escorpião, a pessoa deve colocar de imediato compressa de água morna sobre o local atingido e ir para o hospital para receber atendimento médico. Ele disse, ainda, que a picada do escorpião provoca uma dor intensa e chega a ser insuportável.

"Em casos mais graves é preciso aplicar uma anestesia no local da picada do escorpião e o paciente ficar em observação no hospital por quatro horas a seis horas para saber se o quadro clínico dele vai melhorar ou piorar", afirmou o doutor Vanderly Oliveira.

O Hospital de Emergência do Agreste dispõe de soro contra picada de escorpião, mas só é aplicado no paciente que apresentar um quadro mais grave, principalmente entre crianças e idosos. Nesta faixa etária a depender da situação, a picada do escorpião poderá levar à morte. 

Centro de Controle de Zoonoses


Em Arapiraca, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) trabalha para que a prefeitura mantenha terrenos baldios limpos de lixo e entulhos. Locais como estes, segundo o coordenador do CCZ, Ricardo Vieira, são os preferidos dos escorpiões para eles se esconderem.

"É um animal com hábito noturno e por isso ele age enquanto as pessoas estão dormindo. Mas, é necessários que todos tenham cuidados e evitem deixar lixo e entulho no quintal de casa e possam ter cuidado com lençóis de cama e mosqueteiros, porque o escorpião costuma subir para a cama por meio desses objetos que arrastam no chão", explico Ricardo Vieira.

A principal espécie pressente no Nordeste do Brasil e que causa acidentes graves é o escorpião conhecido popularmente como escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), com registro de óbitos, principalmente em crianças. Ele tem o tronco escuro e as pernas e as caldas amarelo-claro. 

Assista ao vídeo, abaixo, sobre os cuidados com a picada de escorpião: