Arapiraca

Protocolo de Segurança Escolar de Arapiraca é destaque em audiência pública de Maceió

“A segurança é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, a comunidade e as próprias escolas", explica o secretário arapiraquense

Por 7Segundos com Assessoria 18/04/2023 16h04
Protocolo de Segurança Escolar de Arapiraca é destaque em audiência pública de Maceió
Protocolo de Segurança Escolar de Arapiraca é destaque em audiência pública de Maceió - Foto: Assessoria

O secretário de ordem pública de Arapiraca, Coronel Enio Bolivar, participou, nesta segunda-feira (17), de uma Audiência Pública com o tema “Segurança na Rede de Educação do Município de Maceió”, na sede do Legislativo Municipal de Maceió. Na oportunidade, o gestor da pasta aprofundou o tema e destacou a adoção do protocolo de segurança em Arapiraca.

Durante sua participação, o secretário ressaltou a importância da integração entre as autoridades de segurança, gestores da rede de educação e a comunidade em geral, para criar um ambiente seguro e saudável para os estudantes, professores e demais profissionais envolvidos na educação.

Além disso, ele abordou questões como a necessidade de investimento em tecnologia para monitoramento e prevenção de crimes, a importância da capacitação de professores e alunos para lidar com situações de risco, bem como a criação de programas de prevenção à violência e ao bullying nas escolas.

“A segurança na rede de educação é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, a comunidade e as próprias escolas. Através do diálogo e da cooperação, é possível implementar medidas eficazes para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado”, disse Enio.

Arapiraca é exemplo


Durante sua participação na audiência, o secretário de ordem pública de Arapiraca também destacou a importância da implantação do protocolo agressor ativo na cidade. “O protocolo agressor ativo é uma metodologia que visa prevenir e combater atos de violência em ambiente escolar, identificando sinais de alerta e adotando medidas preventivas antes que ocorram incidentes graves. O objetivo é detectar alunos que apresentam comportamentos agressivos ou violentos e oferecer a eles acompanhamento especializado para minimizar riscos à sua integridade e à de terceiros”, explicou o secretário.

Ele também enfatizou que a implantação do protocolo agressor ativo é uma medida importante para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e demais profissionais da rede de educação de Arapiraca. Enio também informou que o protocolo deve ser acompanhado por um programa de capacitação e treinamento para professores e gestores das escolas, a fim de que possam identificar os sinais de alerta e atuar de forma preventiva.

“A adoção do protocolo agressor ativo é mais uma iniciativa do município de Arapiraca para promover a segurança e a qualidade de vida da população. Com medidas efetivas e ações integradas entre poder público, comunidade e instituições de ensino, é possível criar um ambiente seguro e propício ao aprendizado, garantindo um futuro mais promissor para os jovens de Arapiraca”, finalizou.