Acidentes

Coletor de lixo tem a mão perfurada por objeto cortante descartado incorretamente em Penedo

Confira uma lista de dicas para descartar o lixo de forma consciente e segura para evitar acidentes com os coletores

Por 7Segundos 25/04/2023 12h12
Coletor de lixo tem a mão perfurada por objeto cortante descartado incorretamente em Penedo
Coletor de lixo tem mão perfurada durante o trabalho em Penedo - Foto: Reprodução

Mais um servidor público que trabalha com a coleta de lixo em Penedo sofreu um acidente na manhã desta terça-feira (25). O trabalhador se feriu com um pedaço de vidro mal acondicionado e quebrado. 

O profissional postou nas redes sociais uma foto do ferimento e do vidro pontiagudo que estava dentro de uma sacola.

Infelizmente, esses incidentes são corriqueiros, não só em Penedo, mas em todo o país, apesar dos alertas frequentes feitos pelas autoridades e pela imprensa.

Em abril do ano passado, o Portal 7Segundos fez uma matéria especial sobre os perigos do descarte incorreto de materiais perfurocortantes, que comumente promovem acidentes, principalmente para quem trabalha deixando as ruas da cidade mais limpas.

O trabalho do Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo envolve variados riscos ambientais Além dos materiais cortantes, o lixo domiciliar também possuem em sua composição diversos resíduos em decomposição, que podem gerar microorganismos danosos à nossa saúde, podendo gerar riscos físicos, químicos e biológicos.

Confira uma lista de dicas para descartar o lixo de forma consciente e segura para evitar acidentes com os coletores:

- Separe os resíduos em categorias adequadas, como recicláveis e não recicláveis, e coloque-os em sacolas diferentes;

- Verifique se os sacos estão fechados e bem amarrados antes de colocá-los na lixeira ou na rua para a coleta;

- Evite jogar objetos cortantes, como vidros, lâminas ou seringas diretamente na lixeira ou na rua. Embale-os adequadamente em recipientes rígidos e resistentes, como garrafas pet cortadas ou caixas de papelão;

- Não coloque lixo pesado ou volumoso em sacos plásticos finos, que podem se romper facilmente durante o transporte. Opte por sacolas mais resistentes ou pelo descarte direto na lixeira;

- Não deixe o lixo exposto na rua por muito tempo antes da coleta, pois pode atrair animais e espalhar resíduos. Coloque-o na rua apenas no dia e horário da coleta.