Cultura

[Vídeo] Bisneta de Zé do Rojão lança cordel em homenagem ao bisavô

Ana Clécia, 21 anos, se inspirou no legado deixado por Zé do Rojão para escrever seu primeiro livreto de cordel

Por 7Segundos 29/04/2023 08h08 - Atualizado em 29/04/2023 09h09
[Vídeo] Bisneta de Zé do Rojão lança cordel em homenagem ao bisavô
Publicação deverá ser lançada agora no mês de maio pela escritora Ana Clécia - Foto: Reprodução

Aos 21 anos de idade, a jovem Ana Clécia se lança no mundo da literatura de cordel para contar a história de seu bisavô, o poeta e radialista, ícone na cultura popular arapiraquense, José Cícero dos Santos, ou simplesmente, Zé do Rojão, como era conhecido.

Considerado o pioneiro do rádio em Arapiraca, Zé do Rojão comandou o primeiro programa radiofônico da recém-instalada emissora Novo Nordeste AM, a partir de agosto de 1976. O programa ia ao ar às 5 horas da manhã.

Zé do Rojão, com o seu vozeirão peculiar, dava o bom dia ao povo arapiraquense e das redondezas, bem cedinho, contando causos, recitando versos e tocando música regional. Quem nunca tomou o seu cafezinho, à época, escutando o programa do Zé do Rojão?

Durante à tarde, Zé do Rojão também comandava um programa na Rádio Sampaio AM de Palmeira dos Índios, no mesmo estilo. Ele também se apresentava em festas populares, como vaquejadas, festas juninas, festas de santos, circos, comícios e festas de emancipação política pelo interior alagoano.

Ele também se lançou como cantor, gravando compactos e LP´s, sempre com um repertório ligado à música regional, mais precisamente ao forró.

Zé do Rojão morreu no dia 12 de novembro de 2013, aos 75 anos, vítima de uma insuficiência respiratória, mas deixou um legado muito rico para a cultura popular, como divulgador, propagador da linguagem nordestina nas mais diferentes formas de manifestações artísticas.

Poeta e radialista Zé do Rojão. Foto: reprodução/internet 

E eis que surge, dentro da própria família de Zé do Rojão, uma jovem que passou a se interessar mais profundamente em sua obra como cordelista e divulgador da cultura popular.

Voltamos a nos referir à jovem Ana Clécia, bisneta de Zé do Rojão. Em entrevista ao Portal7Segundos, ela conta que, há alguns anos, quando cursava o ensino médio, e ao fazer um trabalho escolar proposto por um professor sobre um poema escrito sobre a vida de Zé do Rojão, acabou tocada pelo tema.

A partir daí, ela também passou a ser atraída um pouco mais para este universo da cultura popular nordestina e também sobre vida do seu bisavô.

Para dar início à sua trajetória como escritora, Ana Clécia escolheu publicar um livreto de cordel inspirado em seu bisavô, o Zé do Rojão. A publicação se chama "Cordel - Zé do Rojão" e será lançado agora no mês de maio pela editora Performance.

Card com informações sobre a publicação. Foto: cortesia ao 7Segundos 

Durante a entrevista, Ana Clécia conta que escrever um cordel exige um certo conhecimento e domínio da língua portuguesa, pois existem alguma regras a serem cumpridas em relação aos versos, rimas e métricas.

Animada pelo lançamento e pela homenagem ao seu bisavô, Ana Clécia conta ainda que não pretende parar. Os planos são para lançar outras publicações, talvez um livro, explorando outras formas de escrita e linguagem da nossa tão rica e vasta literatura.

Assistam a entrevista completa com a jovem escritora arapiraquense no vídeo abaixo: