Infraestrutura

Arthur Lira e Luciano Barbosa assinam ordens de serviço para obras na cidade e na agricultura familiar

Agricultores familiares de Arapiraca também receberam apoio político para desenvolver a agricultura

Por 7 Segundos 29/04/2023 18h06 - Atualizado em 29/04/2023 18h06
Arthur Lira e Luciano Barbosa assinam ordens de serviço para obras na cidade e na agricultura familiar
Com Arthur Lira, Luciano Barbosa assina ordem de serviço da Ciclovia do Trabalhador - Foto: Carlos Magno / Ascom PMA

As obras de ampliação e urbanização no entorno da Ciclovia do Trabalhador e o apoio aos agricultores familiares receberam, neste sábado (29), um novo impulso no município de Arapiraca.

O prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), assinaram a ordem de serviços para a urbanização do entorno da maior obra de mobilidade urbana de Alagoas: a Ciclovia do Trabalhador.

A primeira etapa da obra, às margens da linha férrea que corta 11 bairros da cidade, já foi entregue à população no final do ano passado.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro, o primeiro lote tem 2,8 km de extensão e o segundo com 4,9 km de linha, partindo do bairro Primavera até a Rodovia AL-115, nas imediações do Conjunto Brisa do Lago.

O secretário adiantou que a assinatura da ordem de serviços totaliza, agora, mais de 100 km de vias contratadas em Arapiraca, e mais de 50 km já executados na área urbana e nos povoados do município.

O ato de assinatura ocorreu no Centro Administrativo Municipal e contou ainda com a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), João José Pereira Filho, o Joãozinho Pereira; o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Napoleão Casado.

Estiveram presentes também a prefeita de Belém, Paula Santa Rosa; ex-prefeito de Feira Grande, Fabinho Lira, e os vereadores Sérgio do Sindicato, Léo Saturnino, Vicente do Remédio, Edvânio do Cangandu, Márcio do Canaã, Fabiano Leão e Adriano Targino, além de secretários, secretárias municipais, entre outras lideranças comunitárias e empresariais de Arapiraca.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa destacou mais uma vez o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com a assinatura da ordem serviços para a segunda etapa da obra de urbanização da Ciclovia do Trabalhador em Arapiraca. É uma obra estruturante de muita importância para os arapiraquenses. Também quero agradecer a presença da Codevasf, com o apoio em outras obras de urbanização, como a Marginal Riacho Piauí, pavimentação de dezenas de ruas e avenidas, com ações e projetos na cidade e no campo, ajudando também os nossos agricultores familiares”, afirmou.

Por sua vez, o deputado Arthur Lira falou da satisfação de retornar mais uma vez a Arapiraca. “É uma cidade-polo que merece toda a atenção da bancada alagoana. Estão sendo realizadas importantes obras, principalmente de mobilidade urbana. A Codevasf, o prefeito Luciano e outros prefeitos com o nosso apoio e da bancada temos feito muitas ações, mesmo diante das dificuldades naturais, para melhorar a vida dos arapiraquenses e alagoanos”, frisou Lira.

Apoio ao homem do campo


Ainda neste sábado (29), o prefeito Luciano Barbosa com o apoio do deputado federal Paulão (PT/AL) esteve no Povoado Itapicuru, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, na área rural de Arapiraca, para o lançamento do Programa Terra Pronta.

A iniciativa vai contemplar cerca de 1.500 agricultores familiares com a aração de mais de 700 tarefas de terras, além de implementos agrícolas e combustível para o preparo do solo, plantio e colheita.

O programa vai beneficiar os pequenos produtores rurais com propriedades até dez tarefas de terra. O agricultor Valmir José da Silva, que possui dez tarefas de terra na comunidade, elogiou a iniciativa.

“Vivo aqui há mais de 30 anos, e produzo mandioca para o sustento da minha família. Com esse programa, o dinheiro que a gente aplicaria na contratação de maquinário e combustível, vai ser investido mais uma vez na produção e render mais dinheiro”, declarou o agricultor arapiraquense.