Tempo

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para 38 municípios de Alagoas

Por 7Segundos 02/05/2023 13h01
Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para 38 municípios de Alagoas
Chuva em Arapiraca em 2022 - Foto: Arquivo/7Segundos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para 38 municípios de Alagoas. De acordo com o órgão, o alerta é válido até esta quarta-feira (02) e abrange as regiões do Sertão, Agreste e Baixo São Francisco.

O Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Apesar disso, a população deve ficar atenta aos riscos e seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, em caso de emergência.

O maior número de cidades em alerta são do Sertão de Alagoas: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

O Inmet também orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Diante do alerta, é essencial que a população fique atenta e tome as devidas precauções para evitar possíveis acidentes. Em caso de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão disponíveis pelos telefones 199 e 193, respectivamente.