Saúde

HGE e HEA atendem mais de 170 feridos em acidentes de trânsito no Feriadão do Dia do Trabalho

Deste total, 136 foram assistidos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca – sendo 93 vítimas de acidentes de motocicleta

Por 7Segundos com Assessoria 02/05/2023 17h05
HGE e HEA atendem mais de 170 feridos em acidentes de trânsito no Feriadão do Dia do Trabalho
HEA atendeu 136 pacientes feridos em acidentes de trânsito, e a HGE, atendeu a 35 pacientes - Foto: Olival Santos/Ascom

As duas unidades de emergência em Alagoas vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prestaram assistência a 171 pacientes feridos em acidentes de trânsito durante os três dias do feriadão em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado nesta segunda-feira (1º). Deste total, 136 foram assistidos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca – sendo 93 vítimas de acidentes de motocicleta; e 35 no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Os pacientes foram estabilizados, passaram por cirurgias de emergência e, nos casos menos graves, já receberam alta médica. Entretanto, aqueles que necessitam de cirurgias de segundo tempo – aqueles de maiores complexidade – permanecem internados para evolução do quadro clínico e, posteriormente, serem submetidos a procedimentos complementares no HEA e HGE ou serem transferidos para unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), habilitadas para realizarem cirurgias de segundo tempo, na área de Alta Complexidade.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HEA e o HGE comprovaram, mais uma vez, o alto poder de resolutividades e eficiência na assistência. “Os pacientes acometidos por acidentes de trânsito geralmente chegam em estado grave às nossas unidades, mastodos contam com o atendimento multidisciplinar das áreas de ortopedia, cirurgia vascular, cirurgia geral e cirurgia plástica, entre outras”, salientou.

Prudência no Trânsito


Ainda segundo o gestor da saúde estadual, muitos desses pacientes precisaram de atendimento hospitalar por imprudência no trânsito. Por isso, é fundamental que cada cidadão se conscientize sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito. “Além do cuidado com as condições dos veículos, deve ser evitado falar ao celular, ingerir bebida alcoólica ao dirigir e ultrapassar os limites de velocidade ou praticar manobras indevidas”, orientou Gustavo Pontes de Miranda.

No total, as duas unidades de emergência gerenciadas pela Sesau atenderam 865 pessoas entre a zero hora do sábado (29) e as 23h59 da segunda-feira (1º). Deste total, 518 pacientes foram assistidos no HEA, que é referência para 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Outros 347 pacientes foram assistidos pelo HGE, que atende usuários residentes em Maceió, Zona da Mata, Vale do Paraíba e nos litorais Norte e Sul.

No HEA, além dos 136 usuários assistidos em razão de acidentes de trânsito, foram atendidas 12 pessoas por causa de agressões, sendo cinco corporal, cinco por arma branca e duas por arma de fogo. Outras 43 pessoas deram entrada na unidade por corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta ou ainda narina. Por queda de altura, 44 pacientes receberam assistência, e também foram atendidos seis usuários por mordidas de cachorro, 18 por picadas de escorpião, além de 57 por queda da própria altura. No total, as equipes realizaram 12 procedimentos cirúrgicos entre o sábado e a segunda-feira.

Já no HGE, além dos 35 usuários atendidos em razão de acidentes de trânsito, 37 foram assistidos em decorrência de acidentes casuais, e quatro no ambiente profissional ou a caminho dele. A unidade também admitiu seis pacientes feridos por agressões corporais, quatro por arma de fogo e três por arma branca, além de cinco feridos em razão de queimaduras, um que atentou contra a própria vida e 252 que precisaram de assistência em decorrência de casos clínicos.

Entre os pacientes assistidos no HGE em razão de casos clínicos está R.B.S., de 63 anos, que foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na manhã do dia 1º de maio. Ele contou que ao se levantar já percebeu algo estranho. “Parecia que meu corpo não me obedecia. Eu tentava andar, levantar o braço esquerdo e nada. Foi quando notei no espelho uma leve paralisia no rosto. Corri para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e, em seguida, fui direcionado para o HGE”, relatou.

A unidade hospitalar é a maior do Estado e se notabiliza como referência em traumas, também é especializada em casos clínicos como o do paciente citado. “São doenças que podem agravar rapidamente e colocar em risco a vida do paciente. Aqui, eles são tratados por profissionais gabaritados para cada caso”, ressaltou o gestor do HGE, Fernando Melro Fortes, ao informar que, durante o feriadão, a unidade concedeu 202 altas, fez 96 internações, 38 transferências e 32 procedimentos cirúrgicos.

O HGE é um dos hospitais credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) especializado no tratamento do AVC, comumente chamado de derrame cerebral, que pode ser do tipo isquêmico (quando há obstrução por um coágulo) ou hemorrágico (quando há o rompimento da artéria). O isquêmico agudo é o que acontece mais comumente e que possibilita melhor resultado no tratamento, que pode ser por meio da trombólise (procedimento de dissolução do trombo formado na corrente sanguínea) quando os sintomas iniciaram em até às 4h30 antes da chegada na emergência.