Tempo

1ª Estação Meteorológica do interior de Alagoas será inaugurada em Penedo

A estação vai contribuir para prever situações de chuvas intensas e prevenção de desastres naturais

Por 7Segundos 11/05/2023 10h10
1ª Estação Meteorológica do interior de Alagoas será inaugurada em Penedo
Penedo terá 1ª Estação Meteorológica do interior de Alagoas - Foto: Reprodução

A 1ª Estação Meteorológica do interior de Alagoas será inaugurada nesta quinta-feira (11) no município de Penedo, no Baixo São Francisco do estado. O projeto é uma parceria do governo de Alagoas com a Prefeitura de Penedo por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A estação vai monitorar toda região do Baixo São Francisco. "A construção da Estação Meteorológica em Penedo é um passo importante para a prevenção de desastres naturais, já que irá monitorar as mudanças climáticas e garantirá a segurança da população, principalmente para em mora em áreas consideradas de risco", disse Geraldo Sabino, coordenador da Defesa Civil.

Geraldo Sabino afirmou que o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) cedeu o espaço para a instalação da Estação Meteorológica e o governo do estado e a prefeitura contribuíram com a infraestrutura da estação.

Captação de informações do clima


A Estação Meteorológica vai captar informações climáticas para que a população possa se sentir mais segura e se prevenir em caso de desastre natural. Dez estações como esta serão instaladas em todo o estado para monitorar todas as regiões de Alagoas.

"A estação de Penedo servirá de base e modelo para as demais que serão instaladas em outras regiões de Alagas, com a intenção de evitar tragédias naturais, devido às chuvas", afirmou Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção e Desastres Naturais de Alagoas.