Acidentes

Renan Filho: ouvir as necessidades da população é fundamental para reconstruir o Brasil

Durante plenária estadual do PPA Participativo, em Alagoas, ministro dos Transportes destacou o fortalecimento da participação da sociedade na construção de políticas públicas

Por 7Segundos com Assessoria Especial de Comunicação 12/05/2023 21h09
Renan Filho: ouvir as necessidades da população é fundamental para reconstruir o Brasil
Renan Filho durante durante a plenária estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo), em Maceió (AL) - Foto: Assessoria

O Brasil retomará sua capacidade de expressão ouvindo as necessidades da população e as considerando na construção das políticas públicas, avaliou o ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta sexta-feira (12). A explanação ocorreu durante a plenária estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo), em Maceió (AL), segundo de uma série de encontros promovidos pelo Governo Federal entre cidadãos e autoridades para discutir e definir as prioridades de cada região.

Lançado em abril pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o PPA Participativo retoma o diálogo com os brasileiros na elaboração do documento que guiará os investimentos federais de 2024 a 2027. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

“O Brasil voltou com planejamento guiado pela participação social. As pessoas voltaram a ter o direito de falar, de expressar sua vontade. O diálogo e a defesa da democracia voltaram. E para reconstruir o Brasil, fazer política pública, nós precisamos ouvir as necessidades da população.” destacou o ministro Renan Filho.

Também participaram do evento os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, chefes das pastas responsáveis, respectivamente, pela elaboração do PPA e pela articulação da participação social. O programa conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Plenárias

As plenárias estaduais são uma das etapas em que a sociedade fará a sua colaboração nas decisões sobre como o governo deverá aplicar os recursos públicos. A primeira ocorreu nesta quinta-feira (11), em Salvador (BA), e contou com a presença do presidente Lula. A série de encontros seguirá pelas 27 unidades federativas até meados de julho.

Durante a abertura oficial também foi lançada a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

O público-alvo preferencial das plenárias são representantes da sociedade civil organizada, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, na página do PPA Participativo [https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/ppa-participativo], ou presencialmente antes do início de cada plenária.