Agricultura

Apicultor alagoano é destaque em encontro nacional do Programa AgroNordeste

O encontro reuniu produtores rurais dos nove estados nordestinos que foram destaque em vários segmentos, nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022

Por 7 Segundos 17/05/2023 11h11
Apicultor alagoano é destaque em encontro nacional do Programa AgroNordeste
Apicultor alagoano é destaque no AgroNordeste em Natal, no RN - Foto: Assessoria

O manejo correto do apiário mantido no Sítio Cabeça de Boi, na zona rural de Senador Rui Palmeira, incluindo o plantio de mudas nativas, garantiu ao alagoano Claudenilson Vieira um dos prêmios entregues durante o Encontro Nacional do Programa AgroNordeste, nesta terça-feira (16), em Natal (RN). O destaque na categoria Sustentabilidade foi um reconhecimento pela manutenção de um quintal produtivo, mantido na propriedade, ao mesmo tempo em que preserva o bioma local.

“É muito importante termos um produtor alagoano entre os destaques do AgroNordeste, programa que tem como objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais e seus arranjos produtivos no semiárido do nosso estado”, afirma a analista Pollyana Bellotti, que esteve presente no evento, ao lado da gerente do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca.

O encontro reuniu produtores rurais dos nove estados nordestinos que foram destaque em vários segmentos, nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022. Foi um reconhecimento pelos avanços conquistados em categorias como Produtividade, Faturamento, Acesso a Mercados, Compras Governamentais, Inovação, Sustentabilidade, Mulher na Gestão do Negócio, Jovem Produtor e Produto com Valor Agregado.

Abertura do evento foi marcada pela homenagem aos produtores premiados pelo projeto, cujo primeiro ciclo foi finalizado em 2022. Nove produtores representaram as famílias e negócios atendidos pela iniciativa em 11 estados do país, mostrando como o programa fez diferença no desenvolvimento das atividades em cada segmento.

As placas de destaque foram entregues pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto e o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.

Plano Safra


Ainda durante o Encontro Nacional do AgroNordeste, representantes do Governo Federal anunciaram que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende liberar neste ano um dos maiores volumes de recursos direcionados para o Plano Safra desde 2003, quando foi instituído.

O programa foi criado para fomentar a produção rural brasileira e concede crédito a pequenos e médios produtores. O incentivo permite custear insumos, adquirir equipamentos e realizar uma série de melhorias na propriedade.