Política

Câmara de Delmiro Gouveia aprecia projeto que aumenta de 11 para 13 vereadores

Projeto deve ser aprovado por unanimidade na sessão desta quinta-feira (18)

Por 7Segundos 18/05/2023 13h01 - Atualizado em 18/05/2023 21h09
Câmara de Delmiro Gouveia aprecia projeto que aumenta de 11 para 13 vereadores
Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Foto: Reprodução

Após longas discussões e debates acalorados, a Câmara Municipal de Delmiro Gouveia vai apreciar, nesta quinta-feira, o projeto que prevê o aumento do número de vereadores no município. A aprovação, que deve ocorrer por unanimidade, resultará no acréscimo de duas vagas, elevando o total de representantes do legislativo municipal de 11 para 13, a partir do quadriênio de 2025/2028.

A expectativa com a aprovação é de que o aumento das vagas proporcione maior representatividade aos cidadãos e abra espaço para a entrada de novos nomes na corrida eleitoral. Com a criação de novas cadeiras legislativas, aspirantes a vereador terão a oportunidade de participar ativamente da vida política local, apresentando suas propostas e contribuindo para o desenvolvimento do município.

A decisão de aumentar o número de vereadores foi motivada pela última parcial do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou um crescimento populacional significativo em Delmiro Gouveia. De acordo com os dados do censo, a cidade já conta com mais de 52 mil habitantes, o que justifica o aumento do número de representantes na Casa Legislativa Municipal.

Vale ressaltar que a Constituição Brasileira estabelece que cidades com um contingente populacional acima desse patamar possam ter até 15 vereadores em suas câmaras municipais. No entanto, os vereadores de Delmiro Gouveia optaram por um acréscimo mais modesto, acrescentando apenas duas vagas, em um equilíbrio entre a necessidade de representatividade ampliada e a viabilidade da gestão legislativa.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é que a Câmara Municipal de Delmiro Gouveia possa desempenhar um papel ainda mais relevante na tomada de decisões que afetam a vida dos munícipes. A ampliação do número de vereadores visa assegurar uma maior diversidade de opiniões e ideias na elaboração de políticas públicas e no acompanhamento das ações do Poder Executivo.