Polícia

Homem acusado de estelionato é preso em Penedo após ação policial conjunta

O suspeito será apresentado à Justiça para o prosseguimento das medidas legais pertinentes ao caso

Por 7Segundos 18/05/2023 14h02
Homem acusado de estelionato é preso em Penedo após ação policial conjunta
Homem acusado de estelionato é preso em Penedo após ação policial conjunta - Foto: Reprodução

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), efetuaram a prisão de um homem de 36 anos, acusado de estelionato. O suspeito possuía mandado de prisão em aberto desde novembro de 2021 pela Justiça sergipana, e sua captura ocorreu na cidade de Penedo.

Segundo informações das autoridades policiais, o indivíduo estava envolvido em um caso de estelionato, que contou com a participação de outro homem já detido na Operação Apólice, deflagrada em fevereiro deste ano.

O crime em questão ocorreu quando o acusado adquiriu um veículo em novembro de 2021. Na transação, ele pagou parte do valor em dinheiro e o restante seria quitado por meio de dois cheques. No entanto, a vítima descobriu posteriormente que os cheques estavam sem fundos. 

Ao entrar em contato com os envolvidos, a vítima foi informada de que deveria aguardar o pagamento, porém, este nunca ocorreu.

O suspeito será apresentado à Justiça para o prosseguimento das medidas legais pertinentes ao caso.

A Operação Apólice, deflagrada em fevereiro deste ano, foi resultado de uma investigação conduzida pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Dipol e do Laboratório Contra Lavagem de Dinheiro. A ação teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes no seguro DPVAT. 

Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Salgado, Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Propriá.

A organização criminosa recrutava indivíduos interessados em obter o seguro obrigatório DPVAT e, por meio de esquemas fraudulentos, causou um prejuízo estimado em R$ 8 milhões. Os membros do grupo aplicavam golpes no processo administrativo de solicitação do seguro, lesando as vítimas e obtendo vantagens financeiras ilícitas.