Política

Sérgio do Sindicato é eleito presidente da Câmara para o biênio 2023-2024

Sessão ocorreu sem a presença dos vereadores de oposição

Por 7Segundos 19/05/2023 12h12 - Atualizado em 19/05/2023 12h12
Sérgio do Sindicato é eleito presidente da Câmara para o biênio 2023-2024
Sérgio do Sindicato é novo presidente da Câmara de Arapiraca - Foto: Luciano Amorim / 7 Segundos

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (19), o vereador Sérgio do Sindicato (União) foi eleito presidente da Casa para o biênio 2023/2024. A nova mesa diretora foi escolhida após decisão emanada na última terça (16), pelo Tribunal de Justiça do estado.

A sessão foi marcada pela ausência do grupo de oposição ao prefeito Luciano Barbosa (MDB), que preferiu não comparecer e aguardar decisão do STF, onde tramitam dois pedidos de reconsideração da decisão do TJ-AL.

Sem a oposição, os 11 vereadores da base de apoio do governo escolheram os representantes da mesa diretora. Sérgio do Sindicato (União) foi escolhido como presidente; Drª Fany (MDB) a vice; Edvanio do Cangandu (Avante) primeiro secretário; Márcio Canaã (MDB) segundo secretário; e Adriano Targino (PP) terceiro secretário.


A sessão foi presidida pelo vereador Rogério Nezinho (MDB), conforme pede o regimento interno da casa. Para auxiliar no processo eleitoral, o presidente convocou Drª Fany para secretariar os trabalhos.

Por unanimidade, a nova mesa diretora foi eleita e como novo presidente, Sérgio do Sindicato fez seu primeiro discurso. "Com fé em Deus, esperamos superar essa fase e trabalhar em prol do povo de Arapiraca, e em parceria com a prefeitura que espera muito de nós", disse o novo presidente.

A eleição da nova mesa põe um ponto final à batalha judicial em que se transformou a disputa pelo comando da casa, demandada a cada decisão judicial pelo presidente afastado, Thiago ML (Pros) e o grupo governista.

Restam ainda dois pedidos em aberto por Thiago ML junto ao STF: um está na mesa da presidente da corte, ministra Rosa Weber; e o outro com o ministro Alexandre de Moraes. Ambos pedem reconsideração da decisão do TJ-AL, que anulou a eleição de Thiago como presidente.

Em um desses pedidos, a ministra Rosa Weber pediu que as partes se manifestem em até 72 horas, o que deve acontecer até este sábado (20), já com a notícia da ocorrência da eleição da mesa.