Arapiraca

Secretaria de Educação informa que tentativa de invasão à escola foi impedida por vigilante

Jovem de 19 foi preso em flagrante e sofre de transtornos psiquiátricos

Por 7 Segundos 23/05/2023 17h05 - Atualizado em 23/05/2023 22h10
Secretaria de Educação informa que tentativa de invasão à escola foi impedida por vigilante
Homem armado com pedaço de vidro invade escola em Arapiraca e deixa segurança ferido - Foto: Cortesia

De acordo com nota conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Ordem Pública, o ocorrido na Escola Djalma Matheus Santana, bairro Primavera, em Arapiraca, na tarde desta terça-feira (23), não colocou em risco os alunos e alunas da instituição.

As secretarias informam que apesar do trabalhador ter sido ferido, a escola colocou em prática protocolos de segurança que conseguiram evitar que o agressor tivesse contato com qualquer estudante da instituição. A escola retomará as atividades na quarta-feira e receberá reforço na segurança. Leia a nota, na íntegra, ao final da matéria.

Saiba mais sobre o ocorrido:


Um jovem de 19, armado com um pedaço de vidro, tentou invadir a Escola Municipal Djalma Matheus Santana, pouco depois das 13h, horário de entrada dos alunos do vespertino.

O vigilante que cuidava da portaria da escola impediu o agressor de entrar e foi ferido com o objeto perfuro-cortante. Com a chegada de outros funcionários, o agressor desistiu e voltou para casa.

A informação se espalhou rapidamente no bairro e pouco depois vários pais de alunos assustados foram buscar os filhos na escola, que suspendeu as aulas pelo resto do dia.

O Samu foi acionado para prestar os primeiros socorros ao vigilante, que foi levado para o Hospital de Emergência do Agreste. Ele foi submetido a uma cirurgia no ombro.

O agressor foi detido pouco depois em casa e levado para a Central de Polícia. Segundo informações, ele sofre de transtornos psicológicos, toma remédios controlados e até duas semanas atrás estava internado no Hospital Psiquiátrico Teodora Albuquerque, mais conhecido como ITA.

A mãe dele informou que, em decorrência dos transtornos psicológicos ele respondeu por ato infracional análogo à tentativa de homicídio quando era menor.

A Polícia Militar informou que o jovem vinha planejado a invasão à escola há alguns dias. O agressor foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

Nota conjunta das secretarias de Educação e Ordem Pública:

As secretarias Municipais de Educação e Esporte e de Ordem Pública informam que o ocorrido nesta terça-feira (23) na Escola Municipal Djalma Matheus Santana foi contido e, embora o vigilante tenha sido atingido por um objeto perfurocortante utilizado por um indivíduo já devidamente identificado, os danos foram minimizados graças a ação de controle já adotado nas escolas municipais.

O indivíduo foi detido pelas forças de segurança e em seguida direcionado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O ato aconteceu de forma direcionada ao vigilante.

Para a preservação dos alunos e alunas, todos os protocolos de segurança foram realizados pelos profissionais da Instituição de Ensino - conforme orientações realizadas durante formação com gestores -, evitando, dessa forma, quaisquer contatos com o agressor.

O servidor municipal está sob os cuidados da equipe médica do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e nesse momento, ele também recebe apoio da prefeitura, que ressalta, ainda, que a prioridade do momento é garantir a sua recuperação e bem-estar.

As secretarias informam, também, que para o retorno das atividades desta quarta-feira (24), a escola receberá reforço em sua segurança.