Educação

Alunos de escola estadual reclamam de rodízio de turmas em Feira Grande por falta de salas de aula

Seduc informou que está providenciando a locação de um espaço para servir como anexo da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira

Por 7Segundos 30/05/2023 06h06 - Atualizado em 30/05/2023 06h06
Alunos de escola estadual reclamam de rodízio de turmas em Feira Grande por falta de salas de aula
Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, em Feira Grande - Foto: Reprodução

Alunos do ensino médio matriculados da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, localizada na cidade de Feira Grande, no Agreste de Alagoas, entraram em contato com a redação do Portal7Segundos para denunciar que enfrentam um problema que está atrapalhando o andamento do calendário estudantil e consequentemente, o aprendizado.

Segundo os alunos, a escola conta com mais turmas do que a quantidade de salas disponíveis para abrigar a todos os estudantes. De acordo com a denúncia, desde o início das aulas, a escola possui apenas oito salas de aula, mas conta com dez turmas nos três turnos, manhã, tarde e noite. 

Por causa disso, a solução encontrada pela direção foi fazer um rodízio, onde todos os dias, duas turmas são obrigadas a faltar as aulas para dar lugar as outras oito.

O problema é que, segundo os estudantes, esse rodízio está comprometendo o andamento do cronograma escolar.

"Por causa disso os alunos vem perdendo assuntos e ficam se prejudicando, atrasando nas matérias", disse um aluno que entrou em contato com 7Segundos e preferiu não se identificar.

Para piorar a situação, ainda de acordo com os alunos, duas das turmas dos terceiros anos não podem mais faltar, situação que compromete também o próprio rodízio e acaba prejudicando ainda mais as turmas dos primeiros e segundos anos.

Os alunos afirmam ainda que em 2022, durante uma visita à Feira Grande do então governador Renan Filho, ao lado do então deputado estadual Paulo Dantas, que era o candidato apoiado por Renan Filho para suceder Renan Filho, o ex-governador se comprometeu a construir uma nova escola estadual na cidade, mas isso ainda não aconteceu.  

7Segundos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Seduc (Secretaria de Estado da Educação). A secretaria informou através de nota que está providenciando um espaço para alugar e funcionar com anexo da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira. Confira a nota na íntegra logo abaixo:

A Secretaria de Estado da Educação informa que já está providenciando a locação de um espaço para funcionar como anexo da Escola Estadual Manoel Leandro, em Feira Grande. O processo de contratação está nas últimas etapas e, assim que o contrato for publicado em Diário Oficial, o setor de Engenharia da Seduc vai promover as adaptações necessárias para liberar o espaço em um prazo de no máximo 15 dias.