Agreste

Alunos conhecem funcionamento da Justiça em visita ao Fórum de Feira Grande

Adolescentes tiraram dúvidas com o juiz Evaldo Machado e com representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública

Por 7Segundos com Assessoria 01/06/2023 15h03
Alunos conhecem funcionamento da Justiça em visita ao Fórum de Feira Grande
Evaldo Machado explicou atuação do juiz na comarca - Foto: Caio Loureiro/ TJAL

Cerca de 150 estudantes da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira visitaram o Fórum de Feira Grande, nesta quinta (1º). Os alunos conheceram o funcionamento do Judiciário em conversa com o juiz, o promotor de justiça e a defensora pública da Comarca.

"Foi um bate-papo informal com os jovens para poder dar consciência do que o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria fazem e colocá-los a par de todos os seus direitos e deveres como cidadãos", explicou o juiz Evaldo Machado, ressaltando que ações como essa aproximam a Justiça da sociedade.

"A sociedade tem que tomar o Poder Judiciário como parte e conhecer, saber que pode contar com o Judiciário sempre".

A defensora pública Roana do Nascimento destacou a proximidade que a Defensoria tem da população mais vulnerável. "Das instituições aqui presentes talvez a Defensoria seja a mais próxima da vida deles. Alguns já conheceram e tiveram contato com a Defensoria por meio dos pais. A Defensoria tem um papel muito importante de efetivação de direitos", reforçou.

A defensora afirmou que o órgão amplifica a voz das pessoas para que elas possam ter acesso aos direitos previstos na Constituição. "A Defensoria Pública é o canal para muitos chegarem ao Judiciário. Serve como advogado para aqueles que não têm condição de pagar um, mas é muito mais do que isso. Ela tem atuação também no ensinamento dos direitos".

O promotor de justiça Guilherme Diamantaras falou sobre a atuação do Ministério Público nas áreas de educação e infância e juventude.

"Muitos têm a visão de que o MP atua só na esfera criminal, nos júris. É importante explicar o leque de atribuições que a Constituição deu ao Ministério Público, que abrange infância e juventude, saúde, probidade administrativa, defesa dos deficientes e idosos. Importante passar isso para os adolescentes", ressaltou.

Para a estudante Marielly Santos, de 16 anos, o bate-papo foi uma verdadeira aula. "Achei muito interessante e despertou o desejo de, quem sabe, até seguir a carreira jurídica. Achei muito bonita a forma como eles se expressam e a forma como trabalham aqui no município", disse.

Poderes

Ainda nesta quinta, os adolescentes do 2º ano da escola visitam a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. O objetivo, segundo a professora Ivonete Santana, é que eles conheçam o funcionamento dos três poderes.

"Nosso objetivo é fazer com que os alunos estejam mais inteirados dentro da sociedade brasileira, alagoana e feira grandense. Esse percurso pelos poderes é para que conheçam as características e atuação de cada um".