Saúde

Parentes de pacientes assistidos por home care em Arapiraca temem que serviço seja suspenso

Prestadora suspendeu remoções eletivas e exames porque pagamento está atrasado

Por 7Segundos 03/06/2023 08h08 - Atualizado em 03/06/2023 12h12
Parentes de pacientes assistidos por home care em Arapiraca temem que serviço seja suspenso
João Arthur, de 2 anos, precisa de suporte de home care em Arapiraca - Foto: Redes Sociais

As famílias dos pacientes assistidos por home care em Arapiraca estão preocupados com a suspensão de itens do serviço, que é prestado por empresa contratada pelo Estado. O atraso no pagamento está preocupando parentes e já começa a afetar a assistência a dez pessoas que precisam de suporte avançado para manter as funções vitais.

"Em março, quando houve a possibilidade de suspensão total do serviço, o apelo que fizemos por meio da imprensa teve resultado. A Secretaria Estadual de Saúde [Sesau] se sensibilizou com a nossa situação e o problema foi resolvido naquela época. Mas os pagamentos à empresa que presta o serviço voltou a atrasar", declarou João Santana Souza Neto, pai do pequeno João Arthur, de apenas dois anos, que é um dos usuários do serviço em Arapiraca.

João Arthur é portador de uma síndrome rara, viveu por 11 meses em hospitais e só conseguiu voltar para casa com ajuda do home care. Ele faz uso de equipamento de ventilação mecânica, além de precisar de suporte para outras funções vitais. O pai dele teme que caso o atraso no pagamento à empresa Saúde & Suporte continue, a criança precise ser removida para um hospital.

"Lutamos muito para trazer nosso filho para casa. Nos 11 meses que ele viveu em hospitais, passou por várias cirurgias e para conseguir o home care tivemos que recorrer à Justiça", explicou.

No último dia 25 de maio, a empresa Saúde & Suporte comunicou aos familiares dos pacientes de Arapiraca por meio de nota (leia, na íntegra, ao final do texto) que precisou reduzir alguns itens do serviço prestado, que não oferecem risco à vida dos pacientes, devido ao atraso no pagamento e falta de previsão da quitação das parcelas.

A empresa informou que desde o dia 11 suspendeu os serviços de remoção eletiva e de exames laboratoriais e de imagens, mas continua garantindo o fornecimento de insumos, para não prejudicar os pacientes. Na nota, a prestadora de serviço informou que a Sesau está informada sobre a situação.

Nesta sexta-feira, 02 de junho, João Santana afirmou que não houve qualquer novidade em relação ao pagamento da prestadora de serviço e que ele e outros parentes temem que o suporte seja suspenso e que os pacientes precisem ser removidos para hospitais.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesau, que respondeu apenas que "oficialmente não temos nada até aqui".

Veja a nota da empresa prestadora do serviço em Arapiraca:

Nota da Secretaria de Estado da Saúde 

Sesau esclarece:

Sobre matéria alusiva aos serviços de home care em Arapiraca, esclarecemos:

- Não há motivação para qualquer interrupção no serviço de home care, conforme aventado na matéria, uma vez que a empresa nos comunicou, formalmente (documento em anexo), que segue prestando o serviço sem qualquer risco à saúde dos pacientes atendidos.

- A empresa prestadora dos serviços de home care integra o cronograma financeiro de desembolso da Sesau, para quitação de seus haveres, e portanto segue firme na assistência aos pacientes.