Meio ambiente

Prefeitura inicia Semana do Meio Ambiente com mutirão de arborização e implantação da Casa Verde

O evento é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente

Por 7Segundos 05/06/2023 15h03
Prefeitura inicia Semana do Meio Ambiente com mutirão de arborização e implantação da Casa Verde
A programação de ações segue acontecendo durante toda a semana - Foto: Assessoria

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, iniciou, nesta segunda-feira (5), no Planetário Municipal e Casa da Ciência, a programação de atividades em comemoração à data.

Estiveram presentes na oportunidade: a Mineração Vale Verde; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Comitê da Bacia do Piauí; Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Projeto Arborizar; Tiro de Guerra 07/015; Comercial Arapiraquense de Produtos Agrícolas (Capa); e instituições de ensino de Arapiraca.

O evento em si é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a sua contribuição para tornar Arapiraca uma cidade ainda mais verde.

“Queria falar da minha alegria de estar aqui hoje. De poder abrir uma semana tão importante como essa em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que, inclusive, é comemorado hoje. Trouxemos diversas novidades nesse âmbito para a nossa população, a exemplo da Casa Verde, um local onde as pessoas poderão fazer os descartes de materiais que não podem ir ao lixo comum. Para esse projeto, já contamos com a parceria de quatro grandes empresas. Brevemente daremos novidades a todos”, apontou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.

A Casa Verde citada pela secretária será um novo espaço para a entrega voluntária de pilhas e baterias em desuso, óleo de cozinha, eletroeletrônico e lâmpadas, ou seja, a logística reversa.

Durante a solenidade, foi firmado e assinado o termo de adesão e compromisso para a participação do 1º Mutirão de Arborização, que tem o intuito de executar o plantio de mudas de árvores em todo o município, observando as características de cada espécie.

Além disso, a secretaria pontuou que os técnicos da Superintendência de Meio Ambiente têm realizado mapeamentos das áreas de preservação permanente do município, bem como das nascentes existentes nos perímetros Urbano e Rural.

A programação de ações segue acontecendo durante toda a semana, confira:

– 05/06 – 9h – Planetário Municipal e Casa da Ciência – Lançamento da Campanha da Semana do Meio Ambiente

– Apresentação do arborômetro;– Assinatura dos termos de adesão ao Mutirão de Arborização;– Plantio do Lago da Perucaba;– Apresentação do Projeto Casa Verde.

– 06/06 – 9h e 15h – Área Verde – Piquenique Sustentável

– Palestra sobre sustentabilidade, brincadeiras com temáticas ambientais com Escola de Ensino Fundamental.

– 07/06 – 9h – Brisa do Lago – Ações no EcoBrisa

– Visitação de escolas municipais, plantio, contação de histórias e brincadeiras com temáticas ambientais.

– 09/06 – 9h – Residencial Nossa Senhora Aparecida – Implantação do Pomar Urbano

– Plantio de árvores frutíferas;– Piquenique com crianças da comunidade.