Cultura

Prefeitura reúne gerações de sanfoneiros e homenageia Mestres da Cultura Popular em Edição do “Cultura na Praça"

Manhã foi marcada por emoção e resgate à tradição nordestina; projeto é apoiado pela Prefeitura de Arapiraca

Por 7Segundos com Assessoria 05/06/2023 17h05
Prefeitura reúne gerações de sanfoneiros e homenageia Mestres da Cultura Popular em Edição do “Cultura na Praça'
Familiares, amigos e sanfoneiros de diversas gerações foram homenageados na Tenda Cultural Afrísio Acácio - Foto: Leandro Dokarmo/Ascom Arapiraca

A Tenda Cultural Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca, voltou a ser palco de um verdadeiro show de forró pé de serra. Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, retomou o projeto “Cultura na Praça”. O evento ainda contou com a entrega do selo “Aqui se faz Cultura”. O selo foi concedido à Associação Cultural das Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).

O projeto nasceu através do Mestre Afrísio e teve todo o apoio do prefeito Luciano Barbosa e gestão municipal desde o seu início. A ideia do Mestre da sanfona, que deixou o seu vasto legado em dezenas de músicos ao longo da vida, era realizar apresentações que levassem a tradição ao maior número de pessoas. E ele conseguiu.

“Retornamos hoje o cultura na praça, aquecendo as festividades juninas de Arapiraca. Essa é a segunda-feira mais animada no Brasil. O prefeito Luciano tem sempre essa iniciativa de incentivar e valorizar a cultura local”, destacou o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães.

Na ocasião, a Prefeitura homenageou o Mestre Miguel Vieira, conhecido como “Príncipe do Carimbó”. Apesar de ser natural de Palmeira dos Índios, Miguel Vieira é radicado em Arapiraca e foi um dos fundadores da primeira banda de música jovem da cidade, em 1960, e é um dos ícones vivos da cultura popular do agreste. A cerimônia de retorno do “Cultura na Praça” reuniu amigos, familiares e o próprio mestre, que receberam emocionados a homenagem.

Os homenageados da manhã foram:


Gentil Sanfoneiro (in memoriam), Mestre Elias, Victor Jordão, Zé Luiz Sanfoneiro, Marcio do Acordeon, Claudevan Moreira, Zé Moreira, José Vieira ( Zeza da Sanfona), Antônio Marcolino (Capitão da Sanfona), Edgar Luiz (Cego da Sanfona), Noaldo Campos, Juca da Sanfona, Maxseul do Acordeon, Francisco Diassis (Assis Sanfoneiro)