Cultura

II Festival de Cinema de Arapiraca está com inscrições abertas para mostras audiovisuais

Por 7Segundos com Assessoria 06/06/2023 13h01
II Festival de Cinema de Arapiraca está com inscrições abertas para mostras audiovisuais
II Festival de Cinema de Arapiraca - Foto: Ascom

A Sétima Arte está novamente espalhando seus fotogramas pela segunda maior cidade de Alagoas, prestes a completar seu centenário em 2024, fazendo um retrato, um registro mnemônico do agora.

Que Arapiraca queremos ser? Ou melhor: como ela quer ser vista? Como podemos captar visualmente um sentimento que transpasse a sombra dessa grande árvore e chegue a todos(as)?

É desse modo que, também, o Festival de Cinema de Arapiraca almeja fazer história e ser lembrado para além das telas, nesta que é a 2ª edição do evento.

Neste domingo (4), foi lançado oficialmente o edital com chamamento público para produtores audiovisuais locais e de todo o país. Ele já pode ser conferido na íntegra neste link: www.festivaldecinemadearapiraca.com/home/inscricoes2023.

QUATRO MOSTRAS

A primeira edição do Festival de Cinema de Arapiraca foi um sucesso, com mais de 1.500 produções inscritas. Neste novo certame, gratuitamente, os produtores terão até 07/07/2023 para participar, enviando seus projetos audiovisuais para a curadoria.

O Festival contará com três mostras competitivas: "Mostra Brasil", "Mostra Nordeste" e "Mostra NAVI de Cinema de Formação", além da mostra paralela de Cinema Infantil.

Haverá premiações para Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Interpretação; Melhor Fotografia; Melhor Som; Melhor Roteiro; Melhor Direção de Arte; e Melhor Montagem.

Como premissa, todos os curtas-metragens inscritos para a seleção deverão ter até 25 minutos, produzidos a partir de 25 de janeiro de 2021, e ser enviados, através do site festivaldecinemadearapiraca.com.

O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de agosto próximo, quando serão conhecidos os projetos habilitados e selecionados e, desse modo, os(as) cineastas.

FESTIVAL EM SETEMBRO

O evento em si será realizado entre os dias 13 e 17 de setembro de 2023, com nova edição em Arapiraca, contando em sua programação com oficinas, masterclasses e mesas de debates.

"A proposta é incentivar o cinema brasileiro, destacando o diálogo e o intercâmbio entre realizadores, além de expor reflexões sobre a democratização do acesso e os entraves enfrentados pela produção independente arapiraquense e do Nordeste", diz um dos idealizadores do festival, Wagno Godez.

Ele reforçou, ainda, sobre o sucesso da primeira edição do Festival e pontuou a importância da continuação deste evento para a criação de conexões entre a produção local e outros centros de produção, além de também expressar a afirmação da cena cinematográfica local, diante da ponte fazedor(a) e espectador(a). O cinema só possui fluidez quando assistido – em ambos os sentidos.

O evento é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), por meio da Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), sendo produzido pela Arte Camaleão, em parceria com a Filmes de Bananola. O apoio é da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Acompanhe as novidades do Festival, no perfil do Instagram @festivaldecinemadearapiraca.

Para conferir o regulamento e a ficha de inscrição desta 2ª edição, acesse: festivaldecinemadearapiraca.com.