Justiça

Justiça lança painel que monitora tempo entre prisão e julgamento

Tecnologia está disponível no Intrajus e facilita o trabalho de magistrados e servidores do 1º grau de jurisdição nas unidades criminais de todo o estado

Por Dicom TJAL 08/06/2023 14h02
Justiça lança painel que monitora tempo entre prisão e julgamento
Painel de monitoramento - Foto: Rodrigo Wanderley/Dicom TJAL

Magistrados e servidores da Justiça alagoana agora contam com uma ferramenta capaz de monitorar o tempo médio entre a data de prisão e o julgamento de réus do 1º grau de jurisdição. Lançado nesta quinta-feira (08) e disponibilizado no Intrajus, o novo painel possibilita um controle total de todas as unidades judiciárias criminais do estado.

A tecnologia foi desenvolvida pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (DIATI) e a Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), uma parceria firmada entre a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL) e a Presidência do Tribunal de Justiça (TJAL).

De maneira didática, a ferramenta possibilita que magistrados e servidores consultem processos do ano anterior e comparem com a duração média atual. Além disso, também permite filtrar informações de acordo com as especificidades das varas, o que vai garantir uma melhor orientação e fiscalização por parte da CGJAL.

Monitoramento de presos provisórios
No início desta semana, o Judiciário lançou também o Painel de Monitoramento dos Presos Provisórios. A tecnologia é capaz de monitorar, em tempo real, informações sobre presos provisórios de processos oriundos de todas as unidades jurisdicionais criminais do estado.

Esse painel de monitoramento fornece informações precisas quanto aos dias que perdura a prisão, o que garantirá uma visualização ampla por parte dos magistrados e servidores que atuam em unidades com competência criminal.

A ferramenta também vai facilitar o controle de alimentação do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), sendo imprescindível que as unidades judiciais criminais mantenham o sistema atualizado.