Cidades

Ministério Público promove reunião em busca de melhorias no abastecimento de Maribondo

Conclusão da estação de tratamento foi um dos assuntos discutidos

Por 7Segundos com Assessoria 16/06/2023 15h03
Ministério Público promove reunião em busca de melhorias no abastecimento de Maribondo
Promotores de Direito do Consumidor tiveram encontro com representantes da Casal e da Verde Alagoas - Foto: Assessoria

Buscando uma solução para o problema no abastecimento de água no Município de Maribondo, o Ministério Público de Alagoas realizou reunião nesta sexta-feira (16) com representantes da Prefeitura Municipal, Casal e Verde Alagoas. De acordo com a promotora de Justiça Andrea de Andrade Teixeira, o MP vem desde 2017 realizando esforços para encontrar uma solução definitiva para essa questão.

“Hoje, a gente está fazendo tratativas na busca por uma solução de forma consensual através de reuniões com a Casal, Verde Alagoas, Município e demais atores para o problema no abastecimento de água em Maribondo. Essa reunião de hoje é fruto de um inquérito civil público instaurado em 2017”, destaca Andrea.

A reunião contou com a participação da 1ª Promotoria de Justiça da Capital, que trata sobre assuntos relacionados aos direitos do consumidor. “Estamos em uma atuação conjunta com a Promotoria de Maribondo buscando a melhoria do fornecimento de água, pois a prestação do serviço pela concessionária estava deixando a desejar. Após relatos de vários problemas de falta de água, decidimos chamar esses atores para buscar uma solução”, relata o promotor de Justiça Max Martins.

Reunião

Durante a audiência, representantes da Casal falaram sobre a finalização da estação de tratamento de água que fica no Município de Anadia, obra de responsabilidade do Governo Federal, através da Funasa. A expectativa é que a estação seja concluída até dezembro de 2023, com previsão de operação da estação de forma provisória já em agosto deste ano. Quando isso ocorrer, a Casal realizará a interligação da estação com Maribondo.

Representantes da Verde Alagoas informaram que serão realizadas obras de travessia, que, apesar de não estarem previstas no contrato com o Município, são necessárias para a distribuição de água proveniente da estação de tratamento que está sendo construída em Anadia.

Ao final da reunião, ficou agendado um novo encontro, a ser realizado no dia 29 de setembro, às 9h, para tratar sobre a conclusão das obras da estação de tratamento, assim como as obras sob a responsabilidade da Verde Alagoas e da Casal.