Polícia

[Vídeo] Polícia prende homem que agrediu mulher trans em Santana do Ipanema

SuspeitoSuspeito relatou em depoimento que dívida de R$900 referente a programas sexuais seria a causa das agressões

Por 7Segundos com Assessoria 04/07/2023 16h04 - Atualizado em 04/07/2023 20h08
[Vídeo] Polícia prende homem que agrediu mulher trans em Santana do Ipanema
Grazi foi encontrada desacordada dentro da própria casa nesta segunda-feira (03) com vários ferimentos pelo corpo - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A polícia Civil de Alagoas, através da equipe coordenada pela delegada Daniella Andrade, prendeu nesta terça-feira (04) um jovem apontado como o responsável pelo espancamento à uma mulher trans, identificada como Grazi, ocorrido na cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. 

Após a prisão em flagrante, o jovem, de 20 anos, confessou ser o autor das agressões contra Grazi. Ele também estava com o aparelho celular da vítima.

Segundo a polícia, em depoimento o agressor relatou que a vítima lhe devia uma quantia em dinheiro no valor de R$900,00 , fator que teria motivado o espancamento, durante uma briga ocorrida entre os dois. O autor das agressões relatou ainda que foi cobrar a dívida acompanhado de mais outras duas pessoas.

Ainda, de acordo com o suspeito, em depoimento à polícia, a dívida foi contraída através de programas que Grazi pagava para ter relações sexuais com ele.

Ainda segundo a Polícia Civil, o suspeito chegou em casa ainda com as sandálias sujas de sangue. Parentes da vítima também teriam reconhecido alguns objetos que o agressor levou da residência de Grazi e que ele ofereceu para vender a diversas pessoas, como algumas taças, informou a delegada Daniella Andrade.  

O autor do crime se encontra recluso e à disposição da justiça. A polícia segue investigando o crime na tentativa de localizar os outros dois suspeitos de envolvimento no caso.  

Delegada

Em entrevista ao programa na Mira da Notícia, que vai ao pela Rádio Gazeta FM de Arapiraca de segunda à sexta das 18h00 às 19h00, a delegada Daniella Andrade falou ao apresentador Luciano Amorim que o jovem que confessou as agressões deve responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil.

Ainda segundo a delegada, o suspeito foi localizado bebendo na tarde desta terça-feira (04). Após a prisão, ele confessou o crime. A delegada ainda contou que existem imagens gravadas em vídeo comprovando que ele entrou na casa da vítima com mais duas pessoas.

A equipe da delegada Daniella Andrade também apreendeu algumas roupas utilizadas pelos suspeitos e pela vítima para que sejam periciadas. De acordo com a delegada, os indícios apontam que houve premeditação para o cometimento do crime. 

A delegada aguarda o laudo do IML para definir a gravidade das lesões provocadas pelas agressões. O suspeito preso já tem passagem pela polícia por conta de envolvimento em uma confusão lá mesmo em Santana do Ipanema, concluiu a delegada Daniella Andrade durante a entrevista.   

Assista a um vídeo gravado pela delegada Daniella Andrade com mais detalhes sobre o caso neste link: https://www.instagram.com/reel... 

Hospital

A funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Lajeiro Grande na cidade de Santana do Ipanema, a mulher trans identificada como Grazi está em coma induzido no Hospital de Emergência do Agreste (HEA) em Arapiraca. Ela foi encontrada na manhã desta segunda-feira (03) dentro de sua residência, que fica ao lado do seu trabalho, desacordada e com vários ferimentos no corpo.

O irmão da vítima, que está ao seu lado no hospital informou que o estado de saúde dela é estável e que ela está sedada e ainda em coma.

Ele ainda disse que já acordou com a notícia e foi direto para o hospital acompanhá-la e por isso não tinha detalhes do ocorrido.

A Secretária Municipal de Saúde de Santana do Ipanema, Sibele Arroxelas falou um pouco sobre o trabalho da servidora:“Ela é auxiliar de serviços gerais, diga-se de passagem uma das melhores, já que muitas equipes me pedem pra levar ela pra trabalhar junto. Infelizmente, logo cedo recebemos essa trágica notícia. Estamos aqui na torcida por melhoras dela”, disse.

A notícia foi repercutida nas redes sociais, e muitos conhecidos pediram providências sobre o caso. Dentre eles o perfil LGBTSantana que repudia o acontecido:

"Repudiamos veementemente mais este triste episódio e exigimos uma resposta à altura, com todo rigor da lei, para que casos como este não voltem a se tornar comuns em nosso dia a dia.Nossa luta contra a LGBTfobia é uma luta pelos direitos humanos. É uma luta pela justiça social, pela igualdade e pelo direito de amar e ser amado sem medo. É um chamado para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as pessoas possam viver autenticamente, sem o peso da discriminação. É UMA BATALHA PELA LIBERDADE E PELA VIDA!Com esse acontecimento em vista, reafirmamos o nosso compromisso com o respeito e valorização da pluralidade. Dessa forma, por meio desta, declaramos todo nosso apoio a nossa amada Grazy. Afinal, acreditamos que, juntos, podemos constituir uma sociedade mais justa e sem qualquer forma de preconceito".

A prefeitura de Santana do Ipanema e a prefeita Christiane Bulhões também emitiram notas sobre o caso:

NOTA DE REPÚDIO


A Prefeitura de Santana do Ipanema lamenta e repudia veementemente o ato brutal de violência cometido contra a servidora da Secretaria Municipal de Saúde e mulher trans Grazi, encontrada desacordada em sua residência na manhã de hoje. Rezemos para que Deus restabeleça a sua saúde e uniremos todos os esforços para que a justiça seja feita.

“Recebi com grande indignação e tristeza a notícia dos atos brutais cometidos contra nossa amiga e servidora da Prefeitura de Santana, Grazi. Estamos em oração para que Deus restabeleça a saúde e dê forcas aos seus familiares. Que a justiça seja feita!”, escreveu a prefeita.