Mundo

OceanGate, empresa responsável pelo submersível que implodiu, suspende operações

Companhia informou que todas as viagens científicas e comerciais foram interrompidas quase duas semanas após o acidente fatal

Por 7Segundos com Terra 06/07/2023 15h03
OceanGate, empresa responsável pelo submersível que implodiu, suspende operações
OceanGate, empresa responsável pelo submersível que implodiu, suspende operações - Foto: Reprodução

Quase duas semanas após a implosão do submersível Titan com cinco tripulantes a bordo durante expedição aos destroços do Titanic, a OceanGate anunciou nesta quinta-feira, 6, que vai suspender todas as suas operações.

A empresa informou que todas as experdições para fins científicos ou comerciais, que incluiu outros submersíveis além do Titan, estão suspensas e não informou se as operações serão retomadas.

O comunicado foi publicado no site oficial da OceanGate, que enfrenta instabilidade desde 18 de junho, data na qual Titan perdeu a comunicação enquanto descia até 3.800 metros de profundidade no Norte do Atlântico, levando a bordo o CEO da empresa Stockton Rush, além de Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman, e o bilionário Hamish Harding.

Até a semana passada a OceanGate ainda anunciava viagens ao Titanic pelo valor de U$S 250 mil, quase R$ 1 milhão.

Acidente e investigações


Em 18 de junho, o Titan partiu em mais uma expediçãoao destroços do Titanic com cinco tripulantes a bordo. Pouco mais de duas horas após a descida, o submersível perdeu a comunicação. Apenas oito horas depois, a OceanGate notificou as autoridades marítimas sobre o desaparecimento do veículo, iniciando uma grande e complexa operação de buscas coordenadas pelas Marinhas dos EUA e Canadá.

Os destroços do submersível foram encontrados a 487 metros de distância da proa do Titanic, a 3.800 metros de profundidade. Todos os tripulantes morreram durante o acidente. A principal hipótese é um "implosão catastrófica", o casco de fibra de carbono nã

o teria resistido a alta pressão provocada pela pronfudeza do oceano. O material também é apontado por especialistas como não adequado para o tipo de profundidade atingida pelo Titan.

Autoridades investigam a causa do acidente. Ainda não se sabe se haverá repercussões judiciais.