Arapiraca

Quase metade de motociclistas abordados em blitz da SMTT em Arapiraca não tem habilitação

Balanço de fiscalização educativa foi de 40% de condutores de moto inabilitados

Por 7Segundos com Assessoria 13/07/2023 14h02
Quase metade de motociclistas abordados em blitz da SMTT em Arapiraca não tem habilitação
Blitz educativa foi promovida por Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT - Foto: Ascom Prefeitura de Arapiraca

Em uma blitz educativa promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã desta quinta-feira (13), na avenida Ventura de Farias, em Arapiraca, quase metade dos motociclistas abordados não tinha habilitação para conduzir o veículo automotor. O balanço foi divulgado pela assessoria no início da tarde.

A fiscalização, que foi montada em frente à escola Quintela Cavalcante, ponto de grande tráfego de veículos no bairro Baixão, fez abordagens a 52 motociclistas. Destes, 40% declararam estar inabilitados. Do total de abordagens, em 48% os condutores estavam comentendo alguma irregularidade. As demais estavam relacionadas ao uso de calçado fora do padrão estabelecido pelo Código de Trânsito, ou ao uso do capacete sem viseira ou com a cinta jugular aberta.

Apesar do grande percentual de irregularidades, nenhum dos condutores recebeu multa ou teve o veículo apreendido. De acordo com o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT Arapiraca, a blitz fez parte das ações educativdas relativas ao Plano Municipal de Infância e Adolescência.

"Como se tratava de uma blitz, educativa, os veículos foram liberados conforme as irregularidades eram sanadas", afirmou, explicando que no caso dos condutores inabilitados, as motocicletas só eram liberadas mediante apresentação de um motociclista habilitado.

“O objetivo, diante da meta da SMTT em relação ao Plano para o Selo Unicef, é observar a situação de jovens conduzindo veículos e menores de 10 anos sendo conduzidos nas garupas das motocicletas”, comentou o agente de trânsito Edson Fábio.

O planejamento prevê a intensificação de ações nas ruas de Arapiraca para colaborar e conscientizar os condutores a respeito da segurança no trânsito.

“É importante também comemorar que a maioria dos condutores abordados estava regular conforme a legislação. As nossas ações de fiscalização e educação estão sempre nas ruas de Arapiraca para colaborar com a segurança no trânsito”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT.