Arapiraca

Arapiraca está de luto pela morte de Fábio Henrique: "Foi um irmão que não tive", afirmou Luciano Barbosa

Parlamentar teve importante atuação na área da Saúde e durante a pandemia

Por 7Segundos 17/07/2023 12h12 - Atualizado em 17/07/2023 12h12
Arapiraca está de luto pela morte de Fábio Henrique: 'Foi um irmão que não tive', afirmou Luciano Barbosa
Luciano Barbosa exaltou articulação de Fábio Henrique em sua candidatura para prefeito - Foto: Ascom Prefeitura de Arapiraca

O prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa decretou luto de três dias pelo falecimento do vereador e colega de partido Fábio Henrique, pelos relevantes serviços prestados ao município de Arapiraca.

Luciano Barbosa lamentou e declarou estar triste com a morte do amigo, que ele elogiou como grande articulador político e pela dedicação em ajudar as pessoas.

"Hoje perdi um grande amigo. Fábio Henrique foi mais que um amigo, foi um irmão que não tive. Foi o responsável que me deu muita força para que fosse candidato a prefeito. Ele e o vereador Léo Saturnino foram os grandes articuladores para que saísse candidato a prefeito. Acompanhou cada passo. Uma das inteligências políticas mais aguçadas que já conheci. Dedicado a servir às pessoas. Sensível. Tinha comigo o compromisso dar o nome de sua filha à primeira creche a ser inaugurada no bairro Brasília, que ele tanto amava. Deus conforte toda a família. Hoje é um dia triste pra mim”, afirmou.

O corpo de Fábio Henrique será velado na Câmara Municipal de Arapiraca a partir das 16h, desta segunda e o sepultamento está marcado para a terça (18), no cemitério Pio XII, a partir das 10h da manhã.

O vereador tinha 43 anos e era portador de uma doença neurológica. Até o momento, a família não informou se a causa da morte está relacionada com a condição, que teria se agravado após a morte da filha dele, Maria Tereza, de 5 anos, em janeiro de 2022.

Carreira política

Como político, cumpria o segundo mandato na Câmara de Vereadores e junto com o parlamentar Léo Saturnino, prestou relevantes serviços para Arapiraca. A dupla de vereadores percorreu várias unidades de saúde do município, ouvindo as demandas da população e solicitando melhorias ao município.

Ainda na área da saúde, os dois foram responsáveis pela solicitação atendida pelo então governador Renan Filho para a construção da uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca.

Durante a pandemia, ele defendeu causas importantes como a reabertura do restaurante Jerimum, para garantir alimentação a desempregados e pessoas de baixa renda. Além disso, ele também defendeu o adiamento das provas do Enem, pensando das dificuldades enfrentadas pelos estudantes da rede pública em assistir as aulas à distância.



Ele foi autor de indicações para melhorias nas comunidades Nova Esperança, Baixa da Onça, Canaã, Vila São Vicente e Residencial Nossa Senhora Aparecida.
E também queria trazer para Arapiraca o programa estadual Vida Nova nas Grotas. Em 2021 ele fez solicitação ao então governador Renan Filho para contemplar a periferia da cidade, em que muitas famílias vivem em situação de precariedade habitacional.

Falecimento

Fábio Henrique havia passado a noite na residência da mãe dele e, conforme o que foi divulgado até o momento, sofreu um mal súbito por volta de 5h da manhã desta segunda, 17 de julho.

Horas antes do falecimento, durante a madrugada, o vereador fez duas postagens em suas redes sociais, uma mensagem religiosa e uma fotografia junto com a filha, com trilha sonora de uma música que fala em saudades.


Após a confirmação da morte, familiares pediram a compreensão da imprensa e até o momento não se pronunciaram sobre o assunto.

Homenagens


Além do prefeito Luciano Barbosa, vários amigos da política e da sociedade lementaram a morte e manifestaram votos de pesar para a família do vereador.

Vice-presidente da Câmara de Arapiraca, Dra. Fany, se solidariza com a morte do vereador Fábio Henrique

Vereador Léo Saturnino lamenta o falecimento do amigo Fábio Henrique nas redes sociais

Remi Calheiros lamenta morte do vereador Fábio Henrique: ‘Um amigo e um grande líder’

Renan Calheiros exalta Fábio Henrique como "talentoso", em homenagem nas redes sociais