Arapiraca

Empenho do Sindilojas contribui para melhoria da segurança pública no comércio de Arapiraca

Fundado em 16 de julho de 1992, Sindicato do Comércio Varejista tem importante atuação na cidade

Por Assessoria 17/07/2023 17h05 - Atualizado em 18/07/2023 08h08
Empenho do Sindilojas contribui para melhoria da segurança pública no comércio de Arapiraca
Wilton Malta recebeu secretário de Segurança Pública Flávio Saraiva para discutir sobre criminalidade em Arapiraca - Foto: Ascom Sindilojas

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca comemora seu aniversário neste domingo, e em seus 31 anos de atuação, é responsável por diversos avanços e melhorias tanto para o empresariado quanto para o município.

Desde 2022, o aumento na ocorrência de arrombamentos e furtos tem se tornado um dos problemas mais graves para o comércio de Arapiraca, recebendo atenção especial do Sindilojas. Em parceria com a Associação do Centro Novo (ACENA), o sindicato tem buscado melhorias por meio de reuniões com a Polícia Militar, gestores do município e do Estado. No dia 30 de junho, o secretário estadual de Segurança Pública, Flávio Saraiva, esteve na cidade e ouviu as demandas dos empresários locais.

"Ainda há muito a ser feito para reduzir a criminalidade e proporcionar mais tranquilidade aos empresários e às pessoas que circulam pelo nosso comércio. Porém, o mais importante é que todos estão unidos e empenhados na busca por melhorias na segurança pública. Se não contássemos com tantas pessoas engajadas e o apoio que recebemos, certamente nossa meta estaria mais distante de ser alcançada", declarou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

Ele se refere aos empresários e às entidades mobilizadas, especialmente a ACENA, presidida por Cláudio Júnior, que também está à frente do movimento, ao deputado estadual Ricardo Nezinho, ao titular da Governadoria do Agreste, José de Macedo, ao procurador-geral do município, Victor Fernandes, à secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Rosa Lira, ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hibernon Cavalcante, ao secretário municipal de Ordem Pública, Enio Bolivar, ao gerente do SEBRAE Arapiraca, Arestides Minervino, ao comando do 3° Batalhão da Polícia Militar, representado pelo comandante tenente-coronel Luciano Felizardo, pelo subcomandante major Ribeiro e também pelo tenente Morais, e ao secretário Flávio Saraiva.

O tempo dedicado e os esforços desse grupo já trouxeram resultados: intensificação do patrulhamento noturno e diurno, colocação de um ônibus da PM em ponto estratégico no Centro e processo para reativação do Conselho Municipal de Segurança.

Para os próximos meses, o Sindilojas Arapiraca está na expectativa da implantação do programa Ronda no Bairro e da adoção de novas estratégias para reduzir a criminalidade no comércio. Em conjunto com o poder público, estão sendo discutidas a instalação de uma central de videomonitoramento e a conscientização dos empresários sobre a importância de registrar as ocorrências policiais e adotar medidas para fortalecer a segurança de seus estabelecimentos comerciais.

"Sabemos que grandes problemas exigem grandes soluções, muitas das quais dependem de processos burocráticos para serem implementadas. Estamos confiantes de que alcançaremos resultados, pois o Sindilojas e todos os empresários estão empenhados nesse objetivo", ressaltou Wilton Malta.

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

A fundação do Sindilojas Arapiraca em 16 de julho de 1992 foi resultado do esforço dos empresários da época em unir forças para defender os interesses da categoria. Sua missão é assegurar a integração e desenvolvimento do comércio varejista, contribuindo assim para a economia de Arapiraca.

Além de atuar junto ao setor comerciário na elaboração da Convenção Coletiva de Trabalho e fornecer o serviço de Certificado Digital, o Sindilojas também celebra parcerias e convênios que trazem benefícios para os lojistas associados, seus familiares e colaboradores. Além disso, auxilia na geração de empregos por meio do banco de currículos, promove campanhas sociais e apoia iniciativas de empresários locais.