Arapiraca

Estudantes de escola pública de Arapiraca resgatam a história de seus fundadores com tecnologia e criatividade

As imagens serão expostas no 2º Festival de Cultura Nerd do Agreste

Por 7Segundos com Assessoria 20/07/2023 15h03 - Atualizado em 20/07/2023 16h04
Estudantes de escola pública de Arapiraca resgatam a história de seus fundadores com tecnologia e criatividade
Manoel André, fundador de Arapiraca - Foto: Reprodução

A cidade de Arapiraca, mais uma vez, se destaca por suas inovações e agora é a história de seus fundadores que ganha uma roupagem inédita. Com a colaboração do professor de matemática e tecnologia, Daniel Ferreira, ex-alunos da Escola Fernando Collor de Melo, localizada no povoado Canaã, zona rural de Arapiraca, realizaram um projeto revolucionário: trazer à vida as feições reais dos principais fundadores da cidade.

A cidade, que possui apenas uma imagem em preto e branco de Manoel André e outra de Esperidião Rodrigues, agora terá à disposição um acervo rico em detalhes visuais sobre seus ilustres pioneiros. O esforço conjunto dos estudantes envolveu uma minuciosa pesquisa histórica, que buscou informações sobre a cor da pele, estatura e outras características dos fundadores. Com base nessas informações, eles se dedicaram a desenhar os semblantes dos personagens.


No entanto, o diferencial desse projeto inovador foi o uso de um software de inteligência artificial, que, com auxílio do professor Daniel Ferreira, permitiu a criação de imagens realistas e convincentes dos reais traços faciais de Manoel André e Esperidião Rodrigues. O resultado surpreendeu a todos os envolvidos e é motivo de comemoração, pois finalmente a cidade possui um banco de dados visual próximo à realidade de seus fundadores.

Um dos desenvolvedores do jogo "As Aventuras do Manoelzinho", que tem como inspiração a história dos fundadores de Arapiraca, expressou sua emoção e orgulho em fazer parte desse projeto. Para ele, é essencial colocar a cidade em evidência nacional e preservar a história dos antepassados, fazendo com que ela seja parte integrante das inovações da região. O professor Daniel Ferreira enfatiza que a tecnologia deve ser usada com responsabilidade e ética para manter as memórias dos fundadores vivas e respeitadas.

Outros membros da equipe também compartilharam sua empolgação e satisfação com o resultado alcançado. Para João Emanuel, de 16 anos, ver os fundadores em suas feições reais foi uma experiência emocionante, pois eles fizeram parte diretamente de sua história como morador de Arapiraca. Já Lucas Emanoel, de 15 anos, como designer, sempre acreditou na possibilidade de desenvolver as feições reais dos fundadores e viu esse sonho se tornar realidade com a tecnologia empregada no projeto.

O próximo passo é compartilhar o resultado final com toda a comunidade. As imagens estarão disponíveis no Instagram @aventurasdemanuelzinho e também serão expostas no festival da cultura nerd, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de Agosto no planetário em Arapiraca.