Política

Prefeito empossará nova secretária de cultura durante assinatura da ordem de serviço

Marília Albuquerque assume cadeira de Wellington de Magalhães; cerimônia de posse acontece na terça-feira (25)

Por 7Segundos com Assessoria 23/07/2023 18h06
Prefeito empossará nova secretária de cultura durante assinatura da ordem de serviço
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Pablício Vieira (Ascom Arapiraca)

A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca terá um novo nome à frente da pasta a partir da próxima terça-feira (25). O evento de posse acontecerá a parir das 9 horas, no Centro Administrativo Antonio Rocha. Na oportunidade, o prefeito Luciano Barbosa também irá dar Ordem de Serviço do Conservatório Municipal.

Marília Albuquerque é formada em Música e Direito com vasta experiência nas manifestações e políticas culturais. Ela assume a cadeira Wellington de Magalhães, que ingressará na Câmara de Vereadores de Arapiraca, como titular da vaga deixada por Fábio Henrique, falecido semana passada e que também contribuiu com o desenvolvimento da cidade através de sua atuação como parlamentar.

Além das formações acadêmicas, Marília estudou línguas no exterior e é detentora de diversos cursos nas áreas de Artes e Música, como produção musical e produção audiovisual, e participação em ações socioculturais e trabalhos filantrópicos no Rio de Janeiro, assim como realização de oficinas de artes integradas e colaboração na execução de projetos e eventos literários.

Marília destaca a força da Cultura na transformação social, filosofia também partilhada pelo prefeito Luciano, e almeja realizar esse propósito à frente da pasta, em Arapiraca. “Acredito que a política cultural é um direito de todos e defendo que as comunidades que mais necessitam devem ter acesso à fruição artística como sinônimo de promoção social”, diz a futura secretária.

Legado de Wellington de Magalhães


À frente da Secretaria, Wellington de Magalhães realizou vários projetos de incentivo à Cultura, especialmente com foco nos artistas da terra e manifestações tradicionais. Os destaques de sua gestão na pasta foram a criação do Conselho de Políticas Culturais, Fundo da Cultura, conta do Fundo da Cultura, selo “Aqui se faz cultura”, que valoriza e reconhece os fazedores de Cultura de Arapiraca, a realização do Festival da Cultura Nerd e do Festival de Repente, Viola, Poesia e Embolada, e a execução de grandes eventos com artistas de repercussão nacional e internacional, como o São João, Folia de Rua e Réveillon.

Além disso, em sua gestão, Arapiraca sediou o Concurso Regional de Quadrilhas e as etapas do Concurso Alagoano de Quadrilhas Estilizadas com mais de 50 grupos de todo estado disputando o grupo de acesso e o grupo especial. Os eventos aconteceram pela primeira fora da capital alagoana.

“Sou grato ao prefeito Luciano Barbosa pela confiança, ao secretário Yale Fernandes, ao deputado federal Daniel Barbosa, e a todos os colegas secretários e secretárias e a todos os setores da prefeitura de Arapiraca. Se não fosse o empenho de todos, não conseguiríamos fazer nada do que fizemos. Foi um prazer enorme fazer parte desse time, saio com a sensação de dever cumprido, me alegro quando sei que o ritmo vai continuar porque nossa equipe é competente e capacitada, capitaneada pelo nosso prefeito Luciano Barbosa”, declarou Magalhães.

Wellington ressalta o momento positivo que o município de Arapiraca vive no setor cultural e artística, fruto do trabalho realizado na Secretaria. “Hoje estamos num momento efervescente da cultura, e graças ao nosso prefeito podemos dizer que nossa cultura é viva. A equipe que deixo na Cultura é compromissada e experiente. Fico muito feliz e sei que Marília que vai dar um show e saber que pode contar comigo no legislativo, onde estarei procurando garantir políticas públicas culturais de qualidade. Deixamos vários projetos e eventos já encaminhados para que a equipe, junto com Marília, dê prosseguimento”, disse ele.