Política

Rodrigo Cunha defende PEC que aumenta em 100% investimentos do governo em ciência, tecnologia e inovação

Atualmente, o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento cerca de 1,2% do PIB

Por 7Segundos com Assessoria 27/07/2023 15h03
Rodrigo Cunha defende PEC que aumenta em 100% investimentos do governo em ciência, tecnologia e inovação
Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

O senador alagoano Rodrigo Cunha (Podemos) é um dos signatários no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 31/2023) que prevê que a União aumentará a cada ano, gradualmente, os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, até atingir em 2033 o mínimo de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Esta PEC tem meu apoio integral porque acredito que somente com mais investimentos em educação, ciência e tecnologia o Brasil pode avançar rumo a se consolidar com um país mais desenvolvido e mais socialmente justo. Em Alagoas, tenho destinado recursos para ações neste cano junto à UFAL e ao IFAL, por exemplo. Vamos trabalhar para garantir que esta Proposta se converta em emenda e beneficie a inovação nacional”, destacou Cunha.

Atualmente, o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento cerca de 1,2% do PIB, segundo o Banco Mundial e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este índice passa de 4% em Israel e Coreia do Sul e mais de 2% na China, Alemanha e Austrália. Se aprovada a PEC, estes investimentos poderão duplicados no Brasil em se tratando de recursos federais.

A ciência, a tecnologia e a inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.

O orçamento público federal direcionado a pesquisas científicas caiu 60% entre 2014 e 2022, de acordo com dados da organização Observatório do Conhecimento. Os cortes começaram no início da crise econômica do governo de Dilma Rousseff e continuaram nas administrações dos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro.