Geral

Indígenas Karapotós de São Sebastião ocupam sede da Funai nesta terça-feira (01)

De acordo com um representante, a manifestação é sobre a construção de uma escola. Uma parte quer que seja construída na comunidade Karapotó e outra parte não

Por 7Segundos 01/08/2023 10h10 - Atualizado em 01/08/2023 11h11
Indígenas Karapotós de São Sebastião ocupam sede da Funai nesta terça-feira (01)
Manifestação na sede da Funai - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Os indígenas da Aldeia Karapotó, Terra Nova, em São Sebastião estão realizando uma ocupação na sede da Funai próximo a praça Sinimbu no Centro de Maceió na manhã desta terça-feira (01). Cerca de 55  pessoas estão no local, dentre elas 21 crianças.

De acordo com um líder, a manifestação pacífica é sobre a construção de uma escola que está sendo doada pelo governo do Estado e tem uma parte da comunidade que quer que a escola seja construída no sítio e a outra parte quer que seja na terra da comunidade Karapotó.

Segundo o representante, o fato já foi comunicado a Funai no último dia (25) a até agora não obtiveram nenhuma resposta sobre a situação. Ainda segundo ele, o caso foi comunicado a Seduc, e o MPF também está sendo procurado.

A comunidade Karapotó possui duas lideranças, dois caciques e dois pajés, e segundo o líder, a maioria quer que a escola seja construída dentro da comunidade Terra Nova e uma boa parte não está concordando que a escola seja feita no local.

Em São Sebastião foi assinada uma ordem de serviço pelo governo do Estado para serem construídas 4 escolas indígenas. Está havendo discordância sobre o local da construção entre os indígenas.

Os manifestantes seguem no local e aguardam uma resposta por parte da Funai e dos órgãos competentes.

Três representantes da Seduc chegaram ao local e é esperado que seja marcada uma data para uma reunião pacífica com as duas partes das lideranças para que se chegue a um acordo.