Agreste

Em um ano, Instituto de Criminalística de Arapiraca realizou 556 exames periciais

Instalação da unidade do Agreste garantiu agilidade e humanização no atendimento à população do interior de AL

Por 7Segundos com Ascom/Polícia Científica 01/08/2023 18h06 - Atualizado em 01/08/2023 18h06
Em um ano, Instituto de Criminalística de Arapiraca realizou 556 exames periciais
Base do IC em Arapiraca fica localizado na Rua Miguel Correia de Amorim, bairro Baixão - Foto: Ascom/Polícia Científica

Criado para diminuir o tempo resposta da presença de peritos em locais de crime, a base do agreste do Instituto de Criminalística de Alagoas completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (1º). A unidade de Arapiraca, a primeira da modalidade instalada pela Polícia Científica de Alagoas, faz parte de um projeto desafiador do órgão de ampliar os serviços de perícia criminal para o interior do Estado.

Uma necessidade antiga, a base do agreste foi instalada na Rua Miguel Correia de Amorim, nº 1239 no Bairro Zélia Barbosa Rocha, representando um marco na história recente do IC. A unidade funciona 24 horas, com duas equipes de externa, viaturas, equipamentos e toda a estrutura necessária para a realização de perícias em locais de crimes contra a pessoa.

Veículo utilizado pela unidade do IC em Arapiraca. Foto: Ascom/Polícia Científica

De acordo com o chefe do Instituto de Criminalística, perito criminal Wellington Melo, quando criada, a base comprovou, logo de imediato, a importância da descentralização dos serviços do órgão. A implantação da unidade do IC em Arapiraca proporcionou a otimização no tempo de atendimento, com deslocamentos menores, e uma melhor prestação de serviços à população do Agreste e Sertão alagoanos.

A área de atuação da base do Instituto de Criminalística do Agreste é composta por 56 municípios, a mesma do IML de Arapiraca, o que permite a agilidade no exame pericial e no recolhimento dos corpos. Em um ano de atendimento, segundo dados da chefia do IC, as equipes da base de Arapiraca foram acionadas para 556 levantamentos periciais.