Cultura

Raízes de Arapiraca lança 16ª edição e ultrapassa 300 documentários

A secretária de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Marília Albuquerque foi a convidada de honra desta edição

Por 7Segundos 07/08/2023 09h09
Raízes de Arapiraca lança 16ª edição e ultrapassa 300 documentários
Antônio Tavares, seu Toinho do Carvão, foi um dos homenageados da 16ª edição do Raízes Arapiraca - Foto: Assessoria

Quando as luzes da sala de cinema apagam, brilham as estrelas e astros que fizeram Arapiraca nascer, crescer e dar tantos ótimos frutos. Neste domingo (06/08), o projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado Ricardo Nezinho, lançou a 16ª edição no Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping. No tapete vermelho, atrizes e atores reais para contar histórias reais de quem ajudou a concretizar sonhos profissionais e pessoais na Terra de Manoel André.

Este lançamento contou com a presença da secretária de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Marília Albuquerque, que esteve no cinema como convidada de honra para acompanhar mais uma edição do Raízes.

“Eu me sinto lisonjeada de estar neste evento. Quero parabenizar o deputado Ricardo Nezinho pela iniciativa em organizar e fazer um trabalho rico cultural e historicamente falando. O Raízes dá voz às pessoas que merecem ter voz com inclusão social e desenvolvimento humano”, afirmou a secretária.

“Neste conceito é o maior projeto do mundo. Ouvimos pessoas que desbravaram estas terras. Contam que estas ruas do Centro eram estreitas e entre plantações de fumo. Temos histórias de profissionais de diversos setores para que, daqui a 50, 80 anos, os pesquisadores de escolas e universidades que forem buscar informações sobre costumes e tradições de Arapiraca possam beber sabedoria de pessoas simples que revelam como superaram as adversidades para construir tantas lindas histórias. Além de mostrar para os filhos e netos como foi a luta para chegar a este ponto: Vigor, foco, resiliência”, afirmou Ricardo Nezinho.

EMOÇÃO -
 

Integrante da equipe de produção do projeto Raízes de Arapiraca, Suely Mara, esposa do deputado Ricardo Nezinho, estava duplamente emocionada neste lançamento. “Minha mãe é uma das homenageadas”, contou segurando as lágrimas de felicidade. 

“O Raízes é um resgate histórico de Arapiraca, montado pelos próprios autores desta história. Participar desde o início de cada contação é algo maravilhoso. Muitas vezes as pessoas dizem que não têm o que contar. Mas quando começam a falar, se tornam gigantes a cada detalhe de vida e superação de adversidades. Ouvi a minha mãe contar a história dela e, mesmo sabendo de algumas coisas fiquei emocionada. Outras, eu nem sabia, e fiquei surpresa. Desta vez, estou dos dois lados: como integrante da produção e como família de homenageada. É uma sensação fantástica”, comentou Suely, filha de dona Maria Alba, de 74 anos.

“Nossa meta é chegar aos mil documentários lançados”, afirmou Nezinho.

Homenageados desta edição:

1 - Pedro Félix de Farias
(Pedrinho)
O Cacique do Fumo
2 - Antônio Tavares da Silva
(Toínho do Carvão)
A Carvoaria da Feira do Carvão
3 - Cícero Cordeiro dos Santos
(Sargento Cordeiro)
O Sargento e a Caixa Beneficente
4 - Zelita Maria da Conceição
(Professora Zelita)
A Diretora Escolar
5 - Valdir Cavalcante Fernandes
(Professor Valdir)
O Mestre e o Santa Catarina
6 - Maria José da Silva
(Marizete)
Vigor Cultural
7 - Amaurílio dos Santos
(VIgia)
O Homem que não Dorme em Serviço
8 - José Pereira Irmão
(Zequinha da Oficina)
O Mestre Oficineiro
9 - Marize Barboza Ribeiro
O Canto do Pastoril
10 - Maria Messias da Silva
(Mariinha)
O Alto da Boa Vista
11 - Pedro Afonso de Lima
(Pedro Juriti)
O Canto do Juriti
12 - Maria Alba Moreira Lins
A Presbítera
13 - Neuza Silva Sousa
A Estrela do Pastoril
14 - Manoel Tenório Sobrinho
Uma Voz e Um Violão
15 - Valfredo Bernardo
(Pedro)
O Ouro Verde

Os documentários podem ser acompanhados através do portal raizesdearapiraca.com.br ou pelo canal no Youtube: Raízes de Arapiraca