Política

Presidente Lula chega à África do Sul para participar de reunião do Brics

Encontro discutirá possível ampliação do bloco de países em desenvolvimento e a utilização de uma moeda comum nas transações comerciais entre os membros

Por 7Segundos com G1 21/08/2023 07h07
Presidente Lula chega à África do Sul para participar de reunião do Brics
Presidente Lula chega à África do Sul para participar de reunião do Brics - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta segunda-feira (21) na África do Sul para participar da cúpula de líderes dos países do Brics. A viagem pelo contentinente africano também incluirá visitas a Angola e São Tomé e Príncipe. 

A África do Sul abrigará a 15ª Cúpula dos chefes de Estado do bloco. Além de Lula, estarão presentes os presidentes Cyril Ramaphosa, da África do Sul, e Xi Jinping, da China, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

Segundo o embaixador Eduardo Saboia, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os presidentes terá três temas principais: 

> expansão do Brics - o presidente Lula já levantou a possibilidade da inclusão de países como a Arábia Saudita e a Argentina;
> visibilidade para questões africanas - Lula tam se reaproximado de países da região;
> discussão sobre o uso de uma moeda comum para as transações comerciais entre os países do bloco.

Na terça-feira (22), os líderes dos países do Brics participarão de um fórum empresarial e depois farão um retiro, um evento apenas com os chefes de Estado e governo e dos respectivos ministros das Relações Exteriores. O chanceler russo, Sergei Lavrov, estará presente, segundo o governo brasileiro. 

Na quarta-feira (23), será realizada a reunião de cúpula entre os líderes do bloco, em duas sessões. 

No dia seguinte (24), ocorre o encontro estendido com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, em sua maioria chefes de Estado e governo de nações interessadas em ingressar no bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

SAIBA MAIS SOBRE A CÚPULA:

Cúpula do Brics deve debater guerra na Ucrânia, moeda única e adesão de novos países, diz Itamaraty

Lula vai cumprir as seguintes agendas no continente africano: 

> África do Sul - 21 a 24 de agosto: Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul);
> Angola - 25 e 26 de agosto: reuniões bilaterais com lideranças políticas;
> São Tomé e Príncipe - 27 de agosto: Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e reuniões bilaterais com lideranças políticas.

Relações com Angola

Lula irá diretamente de Joanesburgo, capital da África do Sul, para a capital angolana, Luanda. O presidente brasileiro será recebido pelo presidente angolano, João Lourenço. Os dois terão uma reunião privada e outra ampliada no primeiro dia da visita. 

“É uma relação que se desdobra em vários setores. Além de se reunir com o presidente João Lourenço, o presidente Lula irá se dirigir à Assembleia Nacional de Angola, e também participar de um seminário, onde irá falar de um projeto no vale do Cunene, e de um evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros”, contou o embaixador Carlos Duarte, secretário de África e Oriente Médio do MRE. 

Reunião dos países de língua portuguesa

No domingo (27), último dia da viagem, Lula irá a São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

“É um foro importante para os países de língua portuguesa estabelecerem apoio mútuo para outros organismos internacionais. A presidência da CPLP será passada de Angola para São Tomé e Príncipe nessa cúpula, depois de uma atuação forte em termos de cooperação econômica nos últimos anos”, explicou o embaixador Carlos Duarte. 

A entidade tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.