Saúde

Saúde deve medicar pessoas que tiveram contato com criança morta com suspeita de meningite

A criança foi submetida a um exame para detectar a doença, mas o resultado só sairá em 15 dias

Por 7Segundos 22/08/2023 10h10 - Atualizado em 22/08/2023 11h11
Saúde deve medicar pessoas que tiveram contato com criança morta com suspeita de meningite
UPA de Arapiraca registra alto atendimento de pessoas com síndromes gripais - Foto: Rogério Nascimento / 7Segundos

A Secretaria de Saúde de Arapiraca deve adotar medidas preventivas para as pessoas que tiveram contato com a criança de quatro anos que morreu com suspeita de meningite na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, na segunda-feira (21). Parentes, professoras da creche e outras crianças que estudavam na sala do menino deverão receber medicações via quimioprofilaxia.

A morte de no menino com suspeita de meningite foi confirmada, nessa segunda-feira (21), pela Secretaria Municipal da Prefeitura de Arapiraca. Segundo nota divulgada pela secretaria, a criança deu entrada na UPA no domingo (20) com quadro de febre, diarreia, vômito e dor abdominal.

O estado de saúde da criança se agravou e ela morreu cerca de quatro horas depois, após uma crise convulsiva.

Após ter tomado conhecimento de um caso suspeito de meningite, a Secretaria de Saúde de Arapiraca tomou todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que a criança estudava em uma creche de Arapiraca.

A criança foi submetida a um exame para confirmar a doença, mas o resultado só deverá sair em 15 dias. 

Reunião com os pais


O Centro de Educação Infantil Boa Vista retornou com as atividades normais, seguindo as normas da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e órgãos competentes. Às 16h desta terça-feira (22) haverá uma nova reunião, na própria creche, com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e alunas.

Confira o comunicado da SMS na íntegra, abaixo:


COMUNICADO

A Secretaria de Saúde de Arapiraca comunica o óbito de uma criança de 4 anos de idade, sendo considerado um caso suspeito de doença meningocócica.

A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, neste domingo (20), com febre, vômitos, diarreia e dor abdominal, evoluindo com crise convulsiva e óbito em cerca de 4 horas.

Tendo conhecimento de que se trata de um caso suspeito, o órgão reforça que já foram tomadas todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo.