Geral

Mais de mil alunos de escolas de Arapiraca já visitaram o 3º BPM em homenagem ao Dia do Soldado

Durante o projeto mais de 1.700 crianças visitarão as instalações do 3º Batalhão de Polícia Militar em Arapiraca

Por 7Segundos 24/08/2023 12h12
Mais de mil alunos de escolas de Arapiraca já visitaram o 3º BPM em homenagem ao Dia do Soldado
Alunos de escolas de Arapiraca visitam 3º BPM em homenagem ao Dia do Soldado - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O Brasil comemora o Dia do Soldado nesta sexta-feira, 25 de agosto. Para comemorar a data de forma interativa com a sociedade e a comunidade escolar, o 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Arapiraca, está realizando visitas de alunos de escolas da cidade para conhecer as instalações internas da corporação.

Com a finalidade de estreitar os laços fraternos da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) com a sociedade civil, o projeto tem à frente o comandante do 3º BPM, Tenente-coronel Luciano Felizardo e o subcomandante, Major PM Ribeiro, com visitas programadas de 21 a 31 deste mês de agosto.

Até a manhã desta quinta-feira (24), mais de 1.100 alunos visitaram e conheceram as instalações internas do 3º Batalhão. Nessas ocasiões, os militares apresentam os animais da Cavalaria e do Canil. Cavalos e cães adestrados, que foram o que mais impressionaram as crianças que visitaram o 3º BPM.

Para o subcomandante Ribeiro, a visita dos alunos tem uma importância sem medidas para que as crianças conheçam a rotina dos policiais militares durante as comemorações das corporações militares ao Dia do Soldado.

“Estamos comemorando o Dia do Soldado com esta visitação dos alunos das escolas de Arapiraca e que também marca o dia de promoções dos nossos militares que foram promovidos para praças e oficiais em seus respectivos cargos. Então, conseguimos juntar essas duas satisfações para todos nós’, destacou o subcomandante do 3º BPM.

Polícia moderna e amiga


Outro fator importante das comemorações, segundo o Major PM Ribeiro, é o fato de as crianças perceberem o comportamento dos policiais militares que é o de amizade e parceiro da sociedade civil.

“Nessas visitas mostramos a nossa realidade, o nosso dia a dia e desmistificar muitas vezes a imagem que ficou no passado e que hoje nós vivemos uma polícia moderna, uma polícia que faz um policiamento de proximidade junto à sociedade e também fazemos visitas às escolas e hoje somos nós que estamos recebendo os alunos em nossa base e incentivar o patriotismo”, avaliou o Major Ribeiro.

Nesta quinta-feira (24), quatro escolas visitaram o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), no bairro Novo Horizonte, à margem da Rodovia Estadual AL 220. Os alunos das escolas Manoel Pereira Filho, Millenium, Nossa Senhora do Carmo e do Colégio Santa Esmeralda se união numa só caravana no pátio interno do Batalhão.

A coordenadora da Escola de Educação Básica Millenium, Raqueline dos Santos, frisou a importância do projeto para aproximar as crianças dos policiais militares em comemoração ao Dia do Soldado.

“Mostrar esse respeito pelos policiais porque muitos têm esse temor devido a questão da segurança pública e que um dia uma dessas nossas crianças poderão no futuro ser um policial militar e nós agradecemos muito a presença dos nossos alunos das séries iniciais aqui no Batalhão”, disse a coordenadora.

Hercílio de Oliveira Santos Neto, de 10 anos, ficou impressionado com o Canil do 3º BPM pelo treinamento que os policiais militares dão aos cães. “É muito bacana como eles tratam os cães, que são treinados para o exercício de trabalhar na segurança de todos nós”, disse Hercílio Neto.

Davínia Rocha também ficou contente em ter visitado o Batalhão e gostou muito do Projeto Pelotão Mirim. “Fiquei encantada com tudo que vi aqui no mundo da polícia”, disse ela.

Confira abaixo a programação das visitas das escolas, exceto no Dia do Soldado:

Dia 25/08
(Dia do Soldado) - Não haverá visitas;
Dia 28/08
– Segunda-feira: Escola João Paulo II - 100 alunos;
Dia 29/08
– Terça-feira: Escola Pedro Antônio Lino - 200 alunos; Escola Antônio Juvino da Silva - 33 alunos;
Dia 30/08
– Quarta-feira: Escola professor Lourenço de Almeida - 66 alunos e Escola Manoel Humberto da Costa - 60 alunos e Escola Santa Afra - 200 alunos.