Polícia

Tenente da Polícia Militar de Alagoas fica em estado grave durante treinamento em Brasília

O militar foi reanimado por aproximadamente 38 minutos

Por 7Segundos 01/09/2023 06h06
Tenente da Polícia Militar de Alagoas fica em estado grave durante treinamento em Brasília
Tenente da Polícia Militar de Alagoas fica em estado grave durante treinamento em Brasília - Foto: Reprodução

O tenente da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) Abraão da Silva Taveira, de 39 anos, sofreu ferimentos graves durante um Curso de Cinotecnia ministrado pela Polícia Militar do Distrito Federal, que contava com a coordenação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O incidente ocorreu no Centro de Treinamento Operacional (CTO) da instituição.

De acordo com informações fornecidas por colegas militares que estavam presentes no treinamento, os alunos foram vendados e submetidos a um exercício que envolvia serem jogados em uma manilha preenchida com água. Durante a atividade, o tenente Taveira passou mal, bateu a cabeça e acabou submerso por alguns minutos.

Quando finalmente foi retirado da manilha, Abraão da Silva Taveira encontrava-se em parada cardiorrespiratória e teve que ser reanimado por aproximadamente 38 minutos. Atualmente, o militar encontra-se em estado grave e está internado no Hospital de Base de Brasília, recebendo tratamento médico intensivo.

O Curso de Cinotecnia, que visa treinar cães para auxiliar as forças de segurança, é uma atividade rigorosa que exige grande dedicação e preparo físico dos participantes. No entanto, segundo os relatos dos militares presentes no treinamento, a instrução coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF foi além do esperado e alguns alunos chegaram a descrevê-la como "tortura".

Em nota conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal afirmaram que as situações apresentadas no curso "buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a enfrentar". 

Além do tenente Taveira, outros participantes do Curso de Cinotecnia também teriam sofrido ferimentos durante a instrução. Confira a nota da íntegra:

Na noite do dia 30/08, durante instrução realizada no Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros, um dos alunos do XVIII Curso Operacional de Cinotecnia passou mal e foi imediatamente socorrido pela equipe de apoio do local.

No momento, o aluno se encontra em atendimento hospitalar e em realização de exames para avaliação de seu quadro.

Mais informações serão repassadas, assim que os resultados dos exames forem apresentados.

Por fim, a situações a que os alunos do curso de Cinotecnia são expostos, buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar".