Litoral

Pesquisadores da UFAL registram encontro com baleias-jubarte no Litoral Sul de Alagoas

As baleias jubarte frequentam o litoral do Nordeste no período de julho a outubro para acasalamento e dar à luz aos filhores

Por 7Segundos com Aqui Acontece 04/09/2023 10h10 - Atualizado em 04/09/2023 11h11
Pesquisadores da UFAL registram encontro com baleias-jubarte no Litoral Sul de Alagoas
Baleia jubarte relaxa nas águas mornas do Litoral Sul de Alagoas - Foto: Cláudio Sampaio / UFAL

Um equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) teve uma experiência encantadora, neste domingo (3), no Litoral Sul de Alagoas, especificamente no município de Piaçabuçu. O encontro com 20 baleias-jubarte e seis filhotes nas águas mornas do mar de Alagoas.

Durante mais de quatro horas de expedição no mar, os pesquisadores testemunharam as acrobacias das baleias que saltaram e mostraram tranquilidade com a presença da equipe da UFAL.

O biólogo e professor de Engenharia e Pesca, Cláudio Sampaio, líder da equipe de pesquisa, compartilhou sua empolgação com essa experiência única.

Ele explicou que as baleias-jubarte são visitantes frequentes do litoral nordestino durante o período de julho a outubro. Nesse período, essas baleias gigantes escolhem as águas quentes e rasas da região como refúgio seguro para acasalar e dar à luz a seus filhotes.

"Esse avistamento é uma prova da importância dessas águas para a conservação da espécie", disse Sampaio. "Nós, como pesquisadores, estamos continuamente estudando essas baleias e monitorando seu comportamento para contribuir com a sua preservação."

Migração

As baleias-jubarte são famosas por suas migrações, percorrendo longas distâncias entre as águas frias de suas áreas de alimentação no hemisfério norte até as águas tropicais do nordeste brasileiro.

As jubarte encontram nesses locais as condições ideais para reprodução e criação de seus filhotes. A preservação desses mamíferos é importante para a conservação e o equilíbrio do ecossistema marinho.

O salto da baleia jubarte nas águas mornas do Litoral Sul de Alagoas.