Brasil

Sobe para 28 o número de mortes causadas pela passagem do ciclone no Sul

27 óbitos foram registrados no Rio Grande do Sul; Santa Catarina teve uma morte

Por 7Segundos 06/09/2023 09h09
Sobe para 28 o número de mortes causadas pela passagem do ciclone no Sul
Sobe para 28 o número de mortes causadas pela passagem do ciclone no Sul - Foto: cnn

O número de vítimas das fortes chuvas motivadas pela formação de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil chegou a 28 nesta quarta-feira (6). A informação foi confirmada à CNN pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que notificou mais seis mortes na cidade de Roca Sales.

O número de óbitos confirmados no estado chegou a 27, enquanto Santa Catarina registrou uma morte. O número no Rio Grande do Sul já havia saltado de 6 para 21 na terça-feira (5), quando o Corpo de Bombeiros localizou 15 pessoas mortas durante vistoria a residências em Muçum.

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) lamentou as novas mortes confirmadas no estado em publicação feita no X, anteriormente conhecido como Twitter. O político disse que conta com o apoio de uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal, uma da Força Aérea Brasileira e uma da Marinha para o trabalho de resgate.

Durante uma live, ele afirmou ainda ter pedido que a Secretaria de Saúde do estado enviasse uma equipe de psicólogos para a região do Vale do Taquari, onde ficam os dois municípios que registraram mais mortes: Muçum e Roca Sales.

“Ao contrário de outras situações climáticas, não é uma localidade, às vezes, é uma cidade inteira, como no caso de Muçum, comprometida, então isso torna difícil a constituição de listas agora com nomes, desaparecidos. O esforço está sendo colocar toda equipe em campo para os resgates”, afirmou Leite.

Os ministros Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, estarão no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, para visitar as áreas mais afetadas.

Segunda maior enchente da história do Rio Taquari

Essa é a segunda maior enchente da história do Rio Taquari, que alcançou 29,62 metros. A maior cheia já registrada aconteceu em 1941, quando o rio chegou a 29,92 metros.

Segundo o último boletim da Defesa Civil Municipal de Lajeado, o nível da água começou a baixar na terça-feira, por volta das 16h, mas ainda segue no estado de inundação.

A última medição, feita às 5h, apontou 26,58 metros. A Defesa Civil Estadual do RS manteve o alerta para inundação do Rio Taquari ativo até as 13h desta quarta.

Em nota à CNN, a Prefeitura de Nova Prata informou que as imagens foram registradas na comunidade de São Belin, não há relatos de feridos e os moradores foram atendidos pela Defesa Civil.