Educação

Estudantes de Arapiraca criam transporte robótico que pode substituir carroças de burro

Alunos da rede municipal desenvolveram equipamento para libertar os animais de maus tratos

Por 7Segundos com Assessoria 06/09/2023 18h06
Estudantes de Arapiraca criam transporte robótico que pode substituir carroças de burro
Estudantes de Arapiraca criam transporte robótico que pode substituir carroças de burro - Foto: Assessoria

Em umas das aulas de matemática e tecnologia, tratando da importância da disciplina na área de transportes em geral, os estudantes da Escola Municipal Fernando Collor, na comunidade rural de Canaã, um grupo criaram um equipamento que pode substituir as carroças de burro, um meio de transporte ainda muito comum no interior de Alagoas e da Região Nordeste.

O professor de Matemática e Tecnologia Daniel Ferreira, analisando a possibilidade, levou os alunos a desenvolverem o projeto.

Utilizando o laboratório de robótica da própria escola, os alunos se divertiram criando a engenhoca inovadora.

Aplicativo


A "carroça robótica" funciona através de comandos feitos pelo celular, por meio do aplicativo Legal B, que se conecta com a placa inteligente do robô e executa os comandos de movimentação e diversas outras ações para o equipamento.

"Fico só imaginando um futuro de possibilidades usando as escolas públicas como espaços de criação de tecnologia em todas as disciplinas. A robótica educacional já é uma realidade de Arapiraca, graças ao apoio da gestão municipal nessa área do conhecimento", frisa o professor Daniel Ferreira.
.
"Eu tenho muita pena dos animais de carga, porque não inventar algo que possa libertá-los desse sofrimento? Eu vi a oportunidade por meio da robótica, quem sabe no futuro isso não aconteça?", observa o aluno do 8° ano Marcos Antônio, de 15 anos.
.
Arapiraca está avançando em tecnologia e hoje já possui um espaço de formação em robótica para todos os professores da rede municipal se capacitarem e desenvolvem invenções criativas.
.
"Agradecemos o apoio de sempre da direção da escola, por acreditar e motivar o nosso trabalho", destaca o professor.