Arapiraca

Secretário Roany Izidoro fala sobre problema dos buracos em Arapiraca ao Na Mira da Notícia

Entrevista foi concedida ao apresentador Luciano Amorim na noite desta quinta-feira (14)

Por 7Segundos com 7Segundos 15/09/2023 07h07
Secretário Roany Izidoro fala sobre problema dos buracos em Arapiraca ao Na Mira da Notícia
Secretário Roany Izidoro durante entrevista ao Na Mira da Notícia Arapiraca - Foto: Cláudio Barbosa

Os motoristas que trafegam por alguns bairros de Arapiraca ainda convivem com o problema dos buracos. Muitas vezes eles pegam os condutores de surpresa, logo após uma esquina, tornando quase inevitável passar por eles e danificar o veículo, até porque uma frenagem repentina acaba aumentando o risco de uma colisão traseira.

É o caso dos buracos localizados nas ruas Osman Loureiro e Afra Albuquerque, no bairro São Luiz I, passagem obrigatória de veículos que seguem do bairro Nova Esperança em direção ao bairro Outro Preto e ao Centro da Cidade pela Rua Estudante José de Oliveira Leite, onde num determinado trecho, já próximo da Ladeira do Claudenor, obriga os motoristas a fazer uma conversão à esquerda para seguirem seu destino, passando por essas duas ruas.

Ainda no bairro São Luiz I, outra rua muito esburacada é a Odilon Auto. São vários os buracos existentes no local. Eles ficam concentrados numa extensão de aproximadamente 300 metros da via. O motorista por aplicativo, Marcelo Almeida, afirma que o problema é antigo.

"Passo sempre por aqui e é complicado driblar os buracos para evitar danificar a suspensão do veículo", disse.

Buracos na Rua Odilon Auto, bairro São Luiz I. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Outro buraco que incomoda bastante os motoristas fica localizado na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, Centro de Arapiraca, na esquina de um posto de combustíveis. Segundo os comerciantes e mototaxistas que trabalham próximos ao local, o buraco já foi fechado várias vezes, mas com o passar do tempo ele volta a abrir. Quando chove, junta água e forma uma poça no local.

"Esse buraco é antigo e nunca conseguem resolver esse problema", afirmou um empresário da região que preferiu não se identificar.

Buraco localizado na Rua Pedro Nunes de Albuquerque. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Na Rua Benjamin Freire de Amorim, bairro Brasiliana, próximo à Equatorial Energia, fica um outro buraco que vira e mexe, reaparece, segundo os moradores da região, e acaba aumentando, tomando boa parte da via, causando perigo no trânsito.

Buraco na Rua Benjamin Freire de Amorim, bairro Brasiliana. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Em entrevista ao apresentador Luciano Amorim, no programa Na Mira da Notícia, do grupo 7Segundos de comunicação, transmitido pela Rádio Gazeta FM Arapiraca, no início da noite desta quinta-feira (14), o secretário municipal de Infraestrutura, Roany Izidoro, falou sobre o problema dos buracos nos pontos citados pela reportagem do 7Segundos.

No caso do buraco localizado na Rua Benjamin Freire Amorim, Roany Izidoro afirmou que o acúmulo de água da chuva e as ligações das residências que jogam as águas servidas (aquelas já utilizadas pelos moradores da casa) contribui para a reabertura dos buracos no local.

"Nós já tapamos aquele buraco várias vezes, mas a água da chuva e as águas servidas jogadas no meio fio pelas residências acaba fazendo o buraco reaparecer, isso sem contar com o tempo chuvoso, que persiste em nossa região, mas nós vamos tapar aquele buraco outra vez assim que parara mais de chover", explicou Roany Izidoro durante a entrevista.

Em relação aos buracos localizados na Rua Odilon Auto, bairro São Luiz I e em ruas adjacentes, como a Osman Loureiro e Afra Albuquerque, o secretário afirmou que eles são causados em grande parte, pela deficiência no sistema de drenagem do bairro, que não suporta uma grande quantidade de chuva.

"No caso daquela área do bairro São Luiz I, o problema ou é causado pelo mau funcionamento do sistema de drenagem dessas ruas mais antigas, que não suporta um volume de água de chuva mais intenso ou também pela falta de sistema de drenagem em algumas dessas ruas, ou seja, nesse caso a água da chuva corre superficialmente sobre a linha d´água da pavimentação e ainda há uma outra questão: muitas residências ainda jogam as águas servidas nas ruas e consequentemente, essas águas que são jogadas ali no meio fio e isso acaba contribuindo também para a abertura dos buracos na pavimentação", disse o secretário.

Sobre o buraco localizado na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, bem no Centro de Arapiraca, Roany Izidoro explicou que no local existe um vazamento de água da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) e que uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura já esteve no local e constatou que no local existe um registro da Casal onde ocorre vazamento frequentemente.

"A gente já foi atrás da Casal várias vezes para a Casal tirar esse vazamento, a gente já consertou aquele buraco algumas vezes após a Casal resolver o problema do vazamento, porém o vazamento volta a aparecer, muito provavelmente porque a tubulação da Casal é muito antiga, mas nos vamos nos empenhar para novamente resolver esse problema", explicou Roany Izidoro.

O Secretário de Infraestrutura de Arapiraca afirmou ainda que não é possível dar uma manutenção em asfalto com chuva, isso porque, segundo o secretário, que é engenheiro civil, devido às chuvas o asfalto não consegue ter sua compactação feita de maneira adequada porque ele precisa de um nível de temperatura mais elevado para que isso aconteça e o reparo possa durar por mais tempo.

"Infelizmente em tempos de chuva a gente tem esse transtorno, eu não posso aproveitar um dia de sol apenas para fazer o trabalho, é necessário esperar que aquele buraco seque para a equipe ir lá fazer o tratamento, trocar sua base, trocar sua sub-base e posteriormente, botar o asfalto, não é simplesmente eu chegar no buraco e jogar uma massa asfáltica sobre ele, eu tenho que fazer um corte e tratar toda a sua estrutura, mas a população pode ficar tranquila que nós estamos atentos a isso e com um cronograma montado que realizar os serviços assim que o clima permitir", finalizou Roany Izidoro.