Violência

[Vídeo] Criminosos não se intimidam com sistema de segurança que funciona em postos de saúde de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, considera o assalto como um ato isolado

Por 7Segundos 19/09/2023 10h10
[Vídeo] Criminosos não se intimidam com sistema de segurança que funciona em postos de saúde de Arapiraca
Assalto à funcionária da Unidade Básica de Saúde do Povoado Cangandu, em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

A violência tem aumentado no Agreste e em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, os registros de criminalidade acontecem diariamente. Mesmo dotando os prédios públicos com câmeras de segurança, o sistema não inibe a ação dos criminosos.

A situação se agrava ainda mais longe do centro urbano, nas comunidades rurais do município. Na última sexta-feira (15), uma funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Povoado Cangandu, foi vítima de um assaltante que entrou no posto de Saúde com uma faca e roubou o celular da mulher que estava a trabalho.

A equipe do portal 7Segundos esteve na UBS do Cangandu na manhã desta segunda-feira (18) para falar sobre o incidente, mas nenhum funcionário quis falar sobre o assunto. No entanto, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, autorizou o trabalho da equipe de reportagem.

O Posto de Saúde mantém o funcionamento e atendimento à população e a diretora do local mostrou o sistema de câmeras de segurança que funciona 24 horas. O assalto à funcionária foi registrado durante o acontecimento tanto na área interna quanto na área externa da unidade de Saúde.

O criminoso entrou no posto usando um capacete, para dificultar a identificação dele, que mostrou a faca para intimidar a funcionária e roubar o telefone celular dela. No momento do crime, o vigilante do posto havia saído da portaria para as dependências internas da unidade de Saúde.

Em nota enviada ao portal 7Segundos, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, afirmou que a prefeitura está comprometida com a segurança das UBS e também da comunidade em geral.

O documento reforça, ainda, que a secretaria por determinação do secretário Ênio Bolivar está capacitando os agentes de vigilância para agirem profissionalmente e responsavelmente em incidentes como o que ocorreu. O secretário trata o assalto como um caso isolante e não corriqueiro nos espaços públicos municipais.

Mudança de hábitos

De toda forma, com o crescimento da violência na região, os moradores têm mudado comportamentos e já não ficam mais em frente às residências como de costume na zona rural do município.

A agricultora Telma dos Santos Lopes mora no Povoado Cangandu há 30 anos e disse que teme por assaltos a todo momento. Ela afirmou que as famílias estão mudando os hábitos e já ficam mais conversando na porta de casa com medo de serem assaltadas.

“Hoje estamos mais vulneráveis aos crimes que estão acontecendo a qualquer hora do dia e já não podemos mais ficar conversando na porta de casa, como fazíamos antigamente”, disse a agricultora.

Com relação ao assalto do Posto de Saúde, a Secretaria de Ordem Pública disse que trabalha em colaboração com as autoridades de segurança e as imagens foram repassadas à polícia para investigação e possível identificação do assaltante.

Assista ao vídeo, abaixo, sobre o caso:


Veja, abaixo, a nota da Secretaria de Ordem Pública na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública, informa que está comprometida com a segurança de nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da comunidade em geral. Para reforçar a segurança, a secretaria está capacitando os agentes de vigilância para que eles possam fornecer respostas técnicas e eficazes em situações semelhantes ao do caso isolado e lamentável ocorrido no Posto de Saúde no Cangandu.

É importante destacar que o sistema de monitoramento estava funcionando perfeitamente no momento do incidente, o que permitiu a obtenção de imagens que foram entregues às autoridades policiais para auxiliar na investigação.

A pasta reforça que seguirá aprimorando a segurança em nossas UBS e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades para prevenir incidentes como esse no futuro.