Educação

Detran orienta estudantes do interior sobre educação para o trânsito com esquetes teatrais

Ações, que integram as atividades da Semana Nacional de Trânsito, foram realizadas em Batalha e Major Izidoro

Por 7Segundos 20/09/2023 15h03
Detran orienta estudantes do interior sobre educação para o trânsito com esquetes teatrais
Detran orienta estudantes do interior sobre educação para o trânsito com esquetes teatrais - Foto: Assessoria

Unindo arte, educação e conscientização, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) deu a largada, nesta terça-feira (19), nas ações da Semana Nacional de Trânsito no interior do estado. Com a esquete teatral: “Sua vida vale mais que um like”, 280 estudantes dos municípios de Batalha e Major Izidoro, no Sertão do estado, foram orientados sobre os perigos do uso do celular e direção.

Com linguagem jovem, a apresentação da companhia Flora e Alecrim Produção Cultural retratou o universo comum à nova geração, atualmente hiperconectada e sempre online. Os alunos viram atores, interpretando adolescentes que querem ser “blogueiros”, cometendo infrações de trânsito. Também foi mostrado como os adultos agem incorretamente na condução dos veículos ao usar o celular ao dirigir, misturar álcool e direção e andar de motocicleta sem o capacete.


Para Manuela Silva, professora da escola municipal Antônio Rodrigues de Melo, em Batalha, a ação vai repercutir positivamente com os jovens. “Temos um histórico com alunos que se acidentaram no trânsito pela falta de conhecimento das normas. Eles não conhecem as leis, então foi muito importante terem sido norteados sobre as condutas adequadas”, ressaltou.

De forma divertida, os estudantes receberam orientações sobre as normas corretas a serem adotadas no trânsito. Em Batalha, 200 alunos de escolas públicas se reuniram no ginásio de esportes José Dantas Rodrigues para assistir a peça. Ao final, eles participaram de um debate sobre os assuntos abordados na esquete.

A gerente da Ciretran de Batalha, Claudia Dantas, destacou que a atividade trouxe a noção de responsabilidade no trânsito para os estudantes. “Ficamos muito satisfeitos com o evento, porque conscientiza o alunado. O número de sinistros envolvendo jovens é muito alto, por isso devemos educar e instruir para que vidas sejam salvas”.

Já em Major Izidoro, 80 alunos foram ao ginásio de esportes Arnaldo Jerônimo para participar da ação. Entre eles, estava a estudante Cecília Ferreira, de 12 anos. Ela reforçou que aprendeu muito sobre segurança no trânsito e vai levar o ensinamento para outros colegas, assim como para os familiares. “Chamou muito a minha atenção essa questão de andar de moto sem capacete, porque vejo isso como algo comum aqui na cidade, muita gente desrespeita essa regra”, disse.

O assessor especial de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Roberto Silva, afirmou que a maioria das ações no interior são voltadas para o público jovem. “Eles são atores no trânsito, mas estamos trabalhando para que sejam também multiplicadores de boas práticas, levando o conhecimento para dentro de suas casas e para os amigos. Os jovens estão no topo das estatísticas quando o assunto é sinistro de trânsito, pela falta de informação adequada, o uso incorreto da sinalização e a não utilização de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Por isso, esse tipo de ação tem como proposta ajudar para preparar um bom condutor”.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran vai levar ações para todas as regiões do estado. Estão programadas atividades nas cidades de Palmeira dos Índios e Girau do Ponciano, Penedo, Igreja Nova, Arapiraca, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Atalaia, São Miguel dos Campos, Maragogi e São Miguel dos Milagres.