Segurança

[Vídeo] 5ª GEE e PM capacitam vigias da rede estadual de ensino com simulação de ataque à escola em Arapiraca

Exercício simulado ocorreu na tarde desta quinta-feira (21) na Escola Estadual Senador rui Palmeira (Premem)

Por 7Segundos com 7Segundos 21/09/2023 17h05 - Atualizado em 22/09/2023 08h08
[Vídeo] 5ª GEE e PM capacitam vigias da rede estadual de ensino com simulação de ataque à escola em Arapiraca
Momento da invasão simulada de um ataque à escola durante treinamento em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A 5ª Gerência Especial de Educação e a Polícia Militar do Estado de Alagoas realizaram um exercício simulado de um ataque à escola. A simulação ocorreu na tarde desta quinta-feira (21) na Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem), localizada no bairro Capiatã, em Arapiraca. Pela manhã, o treinamento aconteceu também no Epial.

O objetivo foi capacitar e preparar os vigias que trabalham nas escolas da rede pública estadual de ensino para uma situação de invasão e ataque à escola, para que os servidores da área da educação possam estar mais preparados para lhe dar com uma situação de perigo extremo. Participaram do treinamento, todos os vigilantes de 30 escolas dos municípios onde a 5ª Geri tem abrangência.   

O treinamento envolveu um módulo teórico, aplicado no período da manhã, além de aulas de defesa pessoal. Durante a tarde, foi realizado o treinamento prático simulando uma possível situação real.

Momento em que o Pelopes entra na instituição de ensino. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Apesar do treinamento ter sido direcionado ao vigias, toda a comunidade escolar foi preparada para lhe dar com o exercício que simulou um ataque real à escola por um suposto criminoso. Ele chega na porta da escola e ao fazer contato com o vigia da unidade de ensino, efetua um disparo de arma de fogo no vigia e em seguida, invade o prédio, ferindo outro vigia durante a abordagem.

Nesse momento, é realizado o procedimento de evacuação do prédio, processo que envolveu alunos e funcionários.

No momento seguinte, a Polícia Militar é acionada. Duas guarnições do Pelopes (Pelotão de Operações Policiais Especiais) chegam ao local. Os militares fazem uma varredura no prédio da escola na tentativa de localizar e prender o criminoso e evitar mais vítimas.

Após esse procedimento, quando os militares dão sinal verde de que não há mais risco no local, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros são acionados para prestarem o socorro às vítimas.

Toda a ação foi coordenada pelo Gerente da 5ª Geri (Gerência Regional de Ensino), Afonso Alcântara, e pelo Coronel da Polícia Militar do Estado de Alagoas, Wellington Fragoso.

"Muitas vezes os vigias não recebem a atenção que deve ser dada a eles, que são os atores primeiros que recebem o nosso público, o aluno, o pai de aluno, a comunidade de um modo geral e muitas vezes essas pessoa não recebe, o devido treinamento, então hoje isso está mudando, esse é o primeiro treinamento que estamos fazendo com esses agentes públicos e posteriormente, iremos realizar esse tipo de capacitação também outros atores, equipes diretivas, coordenadores de ensino, articuladores de ensino, professores, pais de alunos e alunos", disse Afonso Alcântara.   

O Coronel Wellington Fragoso, da Polícia Militar de Alagoas, explicou que existe uma Gerência na Secretaria estadual de Educação (Seduc) responsável ela capacitação dos vigilantes das escolas para exercerem suas funções em seus locais de trabalho.

"Como estamos coordenando a política antidrogas e antiviolência em Alagoas, com base nisso montamos esse cronograma para capacitar todos os vigilantes da rede estadual de ensino do Estado, que vai atingir 1.200 vigilantes para estarem preparados para lhe dar com situações com essa, que infelizmente, vem acontecendo, é algo real e por isso mesmo precisamos estar preparados e preparar os agentes públicos para esse tipo de situação". afirmou o Coronel.  

Assista a um trecho do exercício acessando o link abaixo: