Polícia

Hotel é autuado por furto de energia elétrica pela 4ª vez em Piranhas

O proprietário do estabelecimento comercial foi conduzido para a delegacia

Por 7Segundos com Assessoria 22/09/2023 16h04
Hotel é autuado por furto de energia elétrica pela 4ª vez em Piranhas
O estabelecimento já foi autuado quatro vezes, segundo a Equatorial - Foto: Assessoria

Em mais uma ação de combate ao furto de energia, o 7º Batalhão de Polícia Militar com o apoio da Equatorial Alagoas, flagrou nesta quinta-feira (21), um hotel que fica localizado na Rodovia Altemar Dutra, em Piranhas, praticando furto de energia elétrica. Em um ano, o estabelecimento já foi autuado quatro vezes. A Distribuidora estima uma perda de mais de 70.000 kWh. Energia suficiente para atender mais de 700 residências durante um mês inteiro.

Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o estabelecimento já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em maio e novembro de 2022, e no mês de abril de 2023. Nesta quinta-feira, as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente.

Durante a ação, a Polícia Militar encontrou no local, em posse do dono do estabelecimento, cerca de 60 metros de condutores de energia que haviam sido furtados da empresa. Segundo os militares, o dono do hotel poderá responder por furto de energia e receptação, crimes previstos nos artigos 155 e 180 do Código Penal Brasileiro.

O Dono do estabelecimento foi conduzido até a delegacia para realização dos procedimentos cabíveis.

Riscos e perigos


As ligações clandestinas geram diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia. Ao realizar uma ligação à revelia, o infrator coloca em risco a segurança dos moradores da localidade e também compromete a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região.

Vale ressaltar ainda que o furto de energia é um crime em que todos pagam a conta, já que perdas de furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.

Para denunciar um furto de energia elétrica, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial, por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br.

Ao acessar o site, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo:

Endereço
Município
Conta contrato a ser denunciada
Número do medidor de energia
Pontos de referência
O formulário conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.