Saúde

HEA recebe classificação de alta conformidade da Anvisa na Avaliação de Segurança do Paciente

A Anvisa analisou 21 critérios relacionados às melhores práticas de segurança do paciente

Por 7Segundos com Assessoria 22/09/2023 18h06
HEA recebe classificação de alta conformidade da Anvisa na Avaliação de Segurança do Paciente
As práticas e boas condutas são treinadas com profissionais do HEA - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, celebra um importante marco na promoção da segurança do paciente. Após um rigoroso processo de avaliação conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a unidade hospitalar recebeu a classificação de “alta conformidade” na Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente.

A Anvisa, reconhecida por seu rigor na regulamentação da saúde, analisou 21 critérios relacionados às melhores práticas de segurança do paciente. O trabalho foi realizado em parceria com a Coordenação Estadual do Núcleo de Segurança do Paciente e a Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH).

“Esta conquista representa um compromisso firme do Hospital de Emergência do Agreste na promoção de uma cultura de segurança, gestão de riscos eficaz, melhoria contínua da qualidade e aplicação de boas práticas no atendimento aos pacientes. Priorizamos uma assistência segura e de qualidade, combinando protocolos, conhecimentos e tecnologias”, afirma a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a certificação do HEA como unidade hospitalar de alta conformidade na avaliação de práticas de segurança do paciente é uma conquista a ser celebrada pela Rede de Saúde Estadual. “Este é um momento de comemoração para todos nós que fazemos a Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] e de ressaltar o trabalho qualificado e humanizado que os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste desenvolvem”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

Segurança do Paciente


O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HEA, estabelecido em outubro de 2016, em conformidade com as diretrizes da Portaria 529/2013 e da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2013, desempenha um papel importante. Com uma abordagem multidisciplinar, o NSP reúne profissionais de diversas áreas para promover a troca de experiências e conhecimentos na busca constante por práticas mais seguras.

O NSP trabalha com a aplicação e monitoramento diário das práticas de segurança do paciente, conforme destaca a coordenadora do serviço, Gleidmar Bezerra, ao enfatizar o papel fundamental do núcleo na qualificação do cuidado, no envolvimento de profissionais, pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente. “Capacitar os pacientes para participarem ativamente em seu próprio cuidado é uma parte essencial desta abordagem”, pontuou.

Educação em Saúde


O NSP promove ações educativas que orientam os pacientes sobre práticas de segurança, como mudanças de posição para evitar lesões por pressão, prevenção de quedas, higienização das mãos e verificação de identificação antes de procedimentos médicos, entre outras. A prevenção de eventos adversos, incidentes que resultam em danos à saúde, também é uma prioridade do serviço.

Identificar e prevenir esses incidentes é um esforço constante, com base nas legislações vigentes, como a Portaria 529/2013 e as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) 36/2013 e 51/2014 da ANVISA. Essas ações incluem a melhoria contínua dos processos de cuidado, a disseminação da cultura de segurança, a gestão de riscos e a implementação de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Além disso, o HEA também implementa Protocolos de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), visando garantir a segurança abrangente dos pacientes. “Existe um compromisso coletivo de todos os servidores do Hospital de Emergência do Agreste em fornecer assistência de qualidade e segura aos pacientes. A ênfase na capacitação dos pacientes e seus familiares demonstra o compromisso com a melhoria contínua da qualidade e segurança do atendimento. Os profissionais estão alinhados com as metas de segurança do paciente e isso é fundamental para um cuidado mais seguro e eficaz”, garantiu Gleidmar Bezerra.