Arapiraca

Família de arapiraquense que aguarda transplante em SP promove caminhada de incentivo à doação de órgãos

A pequena Lorena aguada há 4 anos um novo coração

Por 7Segundos 23/09/2023 08h08 - Atualizado em 23/09/2023 08h08
Família de arapiraquense que aguarda transplante em SP promove caminhada de incentivo à doação de órgãos
A pequena Lorena aguarda há quatro anos um novo coração - Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

Neste domingo (24) o Bosque das Arapiracas será o cenário de uma caminhada especial, com um propósito nobre: incentivar a doação de órgãos e sensibilizar a população para a causa da pequena Lorena Victória, uma garotinha de sete anos que aguarda, desde maio de 2019, por um transplante cardíaco.

A caminhada, que ocorre em alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização pela doação de órgãos, começa às 16h e tem como objetivo mobilizar a comunidade para a importância desse gesto solidário que pode salvar muitas vidas.

Lorena Victória é natural de Arapiraca, mas atualmente mora em São Paulo com os pais. Ela foi diagnosticada ainda durante a gestação da mãe com uma condição cardíaca chamada miocardiopatia não compactada associada à Síndrome de Noonan. Desde então, a pequena guerreira enfrenta bravamente desafios diários enquanto aguarda a oportunidade de um transplante que poderá transformar sua vida.

Em 2019, sua família teve que se mudar para São Paulo, buscando o melhor suporte médico para a menina e aguardando a tão necessária intervenção cirúrgica. Desde então, Lorena e seus pais têm vivido na expectativa de que um coração compatível esteja disponível para proporcionar a ela uma nova chance de viver plenamente.

A jornada da pequena Lorena tem sido compartilhada com a comunidade através de um perfil dedicado no Instagram, onde sua família relata as experiências, desafios e momentos de esperança que permeiam esse caminho. A página se tornou um canal de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, tocando o coração de muitas pessoas e encorajando-as a se tornarem doadoras.

No entanto, os cuidados com Lorena são constantes, e ela necessita de medicação diária e, em algumas situações, de internações devido à sua condição cardíaca. Até os cinco meses de vida, boa parte de seu tempo foi passado na UTI de um hospital, mostrando a resiliência dessa jovem guerreira e o amor incondicional de sua família.

A caminhada deste domingo não é apenas um ato de mobilização, mas uma demonstração de apoio à Lorena e a todas as pessoas que, como ela, aguardam por uma segunda chance por meio da doação de órgãos.